Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

Ele foi o primeiro entrevistado pelo JN (Foto: Reprodução/Tv Globo)Ele foi o primeiro entrevistado pelo JN (Foto: Reprodução/Tv Globo)

Foram cerca de uma mentira a cada três minutos

Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro contou 13 mentiras durante os 40 minutos da sabatina ao Jornal Nacional nesta terça-feira, 22. Segundo levantamento do Estadão e do Fato ou Fake, foram cerca de 1 mentira a cada 3 minutos.


Na ocasião foram abordados assuntos sobre os temas das urnas eletrônicas, STF, pandemia, Meio-ambiente, corrupção, Centrão e economia.

Logo no início ele afirmou que Bonner mentia ao dizer que ele xingou ministros. "Você não está falando a verdade quando diz ‘xingar ministro’. Isso é um fake news da sua parte", disse Bolsonaro.

Em julho de 2021 ele chamou o ministro Luis Roberto Barros de idiota e imbecil e de “filho da puta” no mês seguinte. No mesmo ano, durante discurso no 7 de setembro, ele chamou Alexandre de Moraes de "canalha".

Sobre a situação da pandemia no Amazonas, ele afirmou que "em menos de 48 horas cilindros [de oxigênio] começaram a chegar em Manaus".

Segundo a principal fornecedora de oxigênio para o Amazonas, a empresa White Martins, o Ministério da Saúde foi informado sobre a situação no dia 8 de janeiro e quase uma semana depois, em 14 de janeiro, a demanda foi entregue.

Bolsonaro afirmou ainda que o atual governo não tem corrupção. Entretanto, ministros e ex-ministros são alvos de investigações por suspeita de corrupção em andamento.

Entre eles, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o então diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias e o ex-ministro da educação, Milton Ribeiro.

O candidato afirmou que o lockdown durou mais de um ano e que as pessoas se contaminam mais dentro do que fora de casa.

Entretanto, o Brasil não adotou um "lockdown" rígido como ocorreu em países europeus. Sobre a maior contaminação entre pessoas em casa, trata-se de uma fake news que circulou desde o início da pandemia e foi creditada ao governador de Nova York, Andrew Cuomo, que nunca usou a informação.

Bolsonaro afirmou que o governo, e não a Polícia Federal, começou a investigar o caso dos pastores através da Controladoria Geral da União.

O órgão abriu investigação em agosto de 2021 e encerrou seis meses depois sem encontrar irregularidade. Nova investigação foi aberta após novas denúncias sobre o suposto esquema de cobrança de propina.

O candidato disse ainda que "partidos de esquerda votavam contra o parcelamento dos precatórios que era condição pra gente dar lá atrás quatrocentos reais de Auxílio Brasil".

A PEC foi votada em novembro de 2021 na Câmara dos Deputados e precisou de dois turnos por se tratar de proposta de alteração da Constituição.

No primeiro turno, 15 deputados do PDT e nove dos deputados do PSB apoiaram o texto. Sem estes 24 votos, a proposta teria sido rejeitada. No segundo turno, o PDT mudou de orientação, mas cinco deputados da sigla apoiaram a proposta.

Bolsonaro afirmou que possíveis efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19 até hoje são desconhecidos. A informação, no entanto, consta nas bulas dos imunizantes e podem ser encontradas nos sites ddos laboratórios.

Bolsonaro disse que a transposição do São Francisco estava parada desde 2012 e foi concluída pelo seu governo.

A obra foi iniciada em 2007 durante o governo Lula e tinha previsão de finalização em 2012. O projeto teve alteração e teve trechos entregues por todos os presidentes seguintes.

O candidato afirmou que "no meu tempo, não era centrão. Não existia centrão". O grupo, entretanto, foi criado durante a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988.

Ele disse também que a ministra Rosa Weber, então presidente do TSE, enviou em 2018 uma denúncia de fraude à Polícia Federal para abertura de um inquérito, que continua em apuração.

Naquele ano, a PF instaurou um inquérito, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para apurar uma invasão a sistemas da Justiça Eleitoral. Técnicos afirmaram que um hacker chegou a ter acesso a senhas, mas, o acesso indevido não comprometeu a integridade do processo de votação.

Ele afirmou ainda que o governo federal comprou mais de 500 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 e o Brasil foi mais rápido do que outros países.

Até o final de 2020, mais de 50 países já haviam iniciado a vacinação. No Brasil, a vacinação iniciou em 17 de janeiro de 2021.

Bolsonaro disse que o Brasil perdeu quase 3 milhões de empregos entre 2014 e 2015. Entretanto, dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), publicados pelo Ministério do Trabalho em 2015, apontam que o Brasil perdeu 1,5 milhão de vagas de emprego formal naquele ano e o saldo positivo foi de 623 mil em 2014.

O candidato disse que o Brasil preserva 66% da sua área verde. Segundo o MapBiomas, 66,5% do território brasileiro é coberto por vegetação nativa. Entretanto, segundo o Projeto Comprova, essa cobertura vegetal não está intacta.

Veja também:

Bolsonaro insiste em pôr em dúvida urnas e entra em embate com Bonner no JN

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br