Um estudo com 172 pacientes internados com Covid-19 acompanhados por médicos da Universidade de Michigan (EUA) apontou que metade deles produziu um anticorpo capaz de provocar a trombose.
Os cientistas investigam que o mal funcionamento do anticorpo pode ser o motivo de pessoas infectadas pela Covid-19 apresentarem problemas vasculares, segundo matéria de O Globo. Os anticorpos, ou proteínas do sistema imune, em questão são alvos de pesquisas para melhorar o prognóstico e tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
De acordo com os pesquisadores, em estudo publicado pela revista “Science Translational Medicine” nesta segunda-feira, 2, uma parcela razoável dos pacientes infectados pelo coronavírus possui problema similar ao de portadores da síndrome de Hughes.
A síndrome de Hughes é uma doença autoimune no qual os anticorpos atacam fosfolipídeos, classe de molécula que forma membranas das células. No sistema circulatório, o resultado disso é que esse anticorpos estimulam a formação de coágulos e levam à trombos.
“Pacientes com Covid-19 estão sob alto risco de oclusão de artérias e veias por trombose”, escreveram os cientistas. O estudo diz que “sugere que metade dos pacientes hospitalizados com Covid-19, ao menos temporariamente, testam positivos para anticorpos antifosfolipídeos, e esses anticorpos são potencialmente patogênicos”.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|