Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

Campanha objetiva mapear os casos de abusos cometidos por profissionais de saúde nos consultórios, hospitais, postos e ambulatórios (Foto: Divulgação)Campanha objetiva mapear os casos de abusos cometidos por profissionais de saúde nos consultórios, hospitais, postos e ambulatórios (Foto: Divulgação)

“Só nós, que passamos por isso, sabemos onde dói”

Nina Marqueti se calou por dez anos. Mas sempre pensou que um dia encontraria uma maneira de denunciar o pediatra e evitar que muitas outras meninas e jovens passassem pelo mesmo trauma.

Chegou a hora. Nina encabeça uma campanha, que entra no ar essa semana, chamada #ONDEDÓI porque, como ela mesma diz, “só nós, que passamos por isso, sabemos onde dói”.

O objetivo dessa campanha é mapear os casos de abusos cometidos por profissionais de saúde nos consultórios, hospitais, postos e ambulatórios.

Através de um questionário, no site da #ONDEDÓI, as mulheres poderão relatar suas histórias anonimamente e ler o que outras passaram. É importante entender que não estamos sozinhas.

O site também vai indicar grupos de profissionais que acolhem e orientam as vítimas nas áreas jurídica e emocional.

A campanha ainda está produzindo um manual ilustrado para explicar às pacientes quais são os direitos delas e como proceder para se defender desse tipo de abuso.

É possível ter sempre uma pessoa presente na consulta, além da paciente e do médico?

Quando uma pergunta ou um gesto incomoda a paciente, qual deve ser a primeira atitude para evitar que a situação constrangedora vá adiante?

Você pode conhecer melhor essa campanha no site ​www.ondedoi.org e no Instagram: @CampanhaOndeDoi

QUEM SOMOS

Somos uma coalizão de coletivos feministas que reúne mulheres brasileiras no mundo todo empenhadas em eliminar a violência de gênero, combater a homofobia, o racismo e qualquer outro tipo de preconceito.

A partir da experiência da atriz e ativista Nina Marqueti, nos reunimos para estruturar o projeto #ondedoi.

Nosso objetivo é promover a conscientização da sociedade a respeito da violência contra as mulheres praticada por profissionais de saúde.

Queremos mapear esses casos e oferecer uma rede de apoio, emocional e jurídico, às vítimas.

Levantar um volume de informações sobre esses abusos também vai possibilitar exercer pressão sobre o poder público para que tome as providências necessárias e esses crimes sejam investigados, processados e julgados para que casos como o da Nina não se repitam.

Vídeo

ORGANIZAÇÃO

Mulheres da Resistência no Exterior

MUCB

GAMBE

W.A.V.E.

Plataforma Geni

Resist Brasil – Mulheres no Exterior Unidas pela Democracia

Elas Por Elas – Flórida

APOIO

Mapa do Acolhimento

Revibra

Coletivo Entre Elas

Think Olga

Mães Pela Diversidade

Vítimas Unidas

Raquel Ajuda

Papo Preta

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br