Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

Um plebiscito informal realizado no último sábado (1) com 617.543 pessoas resultou em 95,75%  votando favoravelmente pela separação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do resto do Brasil. A meta inicial era de 1 milhão de pessoas participando do plebiscito, o que representaria 5% dos eleitores do Sul. O movimento separatista "O Sul é meu país" organizou a ação.

A maior parte dos votos contrários à separação veio do Paraná, onde 11,18% dos 24.051 participantes se manifestaram pelo "não", segundo a Folha de S. Paulo. Já o Rio Grande do Sul teve o menor número percentual de pessoas contrárias: apenas 2,79% dos 320.280 votantes responderam "não" à possibilidade de separação.

A separação de Estados é proibida pela Constituição. O plebiscito realizado no final de semana não tem valor legal de consulta. O movimento "O Sul é meu país" alega que os Estados sulistas arrecadam mais do que têm investido de maneira direta pela União.

Inicialmente, o movimento queria fazer a enquete na mesma data das eleições municipais, mas em julho a ideia foi proibida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Para a Justiça Eleitoral, isso poderia atrapalhar as eleições. O desembargador Cesar Augusto Abreu ainda entendeu que a votação é uma tentativa de desmembrar o território nacional, o que é considerado crime. O plebiscito então foi marcado para véspera da eleição.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br