O Netflix anunciou, nessa quinta-feira (5/5), uma nova maneira para os consumidores controlarem a quantidade de dados que o aplicativo usa quando está acessando o serviço por meio de um dispositivo móvel em redes 3G ou 4G. A novidade está disponível em aparelhos com iOS e Android.
Na versão atualizada do aplicativo do Netflix, haverá uma nova configuração onde o usuário será capaz de desligar o modo automático, e em seguida optar por uma definição maior ou menor uso de dados, dependendo da sua preferência pessoal. São quatro níveis de configuração disponíveis.
A empresa diz que, por padrão, o Netflix permite aos usuários transmitir em torno de três horas de programas de TV e filmes a cada gigabyte de dados utilizado. Segundo a empresa, esta configuração proporciona um equilíbrio entre boa qualidade de vídeo sem causar o uso excessivo de dados.
"Nosso objetivo é dar maior controle e melhores escolhas para lidar com seu consumo de dados, tenha você um plano ilimitado ou um mais restritivo", escreveu o diretor de inovação de produtos do Netflix, Eddy Wu.
As novas opções só afetam a transmissão quando o dispositivo está conectado em redes 3G ou 4G. Não é possível configurar o streaming em conexões Wi-Fi.