Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

O mexicano Alejandro Werner, diretor do Departamento de Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse esperar que o País sofra alguma redução nos avanços sociais obtidos nos últimos anos, com o desemprego elevado, mas sem reverter totalmente as conquistas. Segundo ele, "os ajustes estão tendo um efeito recessivo muito maior do que se projetava".

"Porque a crise política e a lentidão do ajuste fiscal fazem com que a recessão seja muito mais profunda do que deveria ter sido. Na medida em que essas questões macroeconômicas se resolvam, acredito que pode, sim, haver alguma perda, mas uma parte muito significativa dos avanços sociais do Brasil deve ser mantida, e a economia brasileira pode mantê-los, apesar de um cenário internacional menos favorável", afirmou ele ao Globo.

Ele afirmou que "o Brasil tem um gasto com aposentadorias muito elevado, em comparação com países com o mesmo nível de renda per capita e uma demografia semelhante. Além disso, o país tem uma estrutura tributária muito complicada. Ao mesmo tempo, ocorreu o choque do petróleo, em uma economia que via um futuro muito importante no setor, o que afetou os projetos de energia a médio prazo", acrescenta.

De acordo com o mexicano, "um dos efeitos positivos (da recessão) é a correção do déficit em conta corrente, e também há uma reação das exportações não tradicionais". "Por outro lado, quando vemos o balanço de pagamentos, é importante destacar que o investimento estrangeiro direto no Brasil continua muito elevado, em resposta a um fenômeno pulverizado de operações de empresas que estão entrando no país, ou que estão ajudando suas subsidiárias brasileiras".

Werner disse, ainda, ser "preciso reconhecer que o investimento estrangeiro está trazendo alívio a uma situação tão incerta, bem como que as empresas internacionais veem o potencial do Brasil a médio prazo e continuam investindo na economia do País". "Por outro lado, pensando no fluxo de capitais, temos visto no Brasil muita volatilidade nas últimas semanas".

“Podemos ter boas surpresas”, disse, acrescentando que  o país tem um sistema financeiro sólido e continua atraindo investimentos externos.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br