O registro profissional, geralmente solicitado por algumas empresas, agora pode ser impresso após acesso na internet. O documento está disponível no Sistema Informatizado do Registro Profissional (SIRPWEB), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
Para acessar o registro, o profissional deve entrar no site do Ministério. Após esse procedimento, pode ser impresso o cartão de registro, que substitui o antigo registro profissional anotado nas carteiras de trabalho. Mas ainda existe um momento em que o usuário precisa ir até o MTPS.
Depois de preencher o formulário com seus dados, o trabalhador deve ir à unidade do MTPS para entregar os documentos solicitados, que podem ser consultados no site do Ministério. Em seguida, ele acompanhará desde o processo de análise até a solicitação de impressão através da internet. Segundo o órgão, o registro poderá ser plastificado ou anexado à carteira de trabalho.
Em 22 de janeiro deste ano, a impressão do registro foi instituída, porém, os registros antigos continuam válidos. No total, o MTPS oferece o documento profissional às seguintes categorias: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho, técnico em secretariado, despachante aduaneiro e economista doméstico.
< Anterior | Próximo > |
---|