Galeria de Fotos

Não perca!!

Internacional

O contato da lava com o mar gerou uma explosão de vapor que expeliu uma fumaça escura que está invadindo a terra por causa dos ventos (Foto: Reprodução)O contato da lava com o mar gerou uma explosão de vapor que expeliu uma fumaça escura que está invadindo a terra por causa dos ventos (Foto: Reprodução)

Avançando em direção à costa desde o dia 19 de setembro, lava já destruiu mais de 500 casas

A lava do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha espanhola de La Palma, chegou ao mar da costa do município de Tazacorte nesta terça-feira (28). O contato da lava com o mar gerou uma explosão de vapor que expeliu uma fumaça escura que está invadindo a terra por causa dos ventos.

O Grupo de Geociências Marinhas do Instituto Espanhol de Oceanografia, que acompanha a atividade vulcânica, relatou que o avanço da lava está formando “um impressionante depósito de mais de 50 metros de altura”, que continua crescendo. Veja vídeo:

Ainda nesta terça-feira, a ilha de La Palma registrou 29 terremotos em diferentes pontos, com intensidade entre 2 e 3,3 pontos na escala Richter.

Desde 19 de setembro a lava flui lentamente pelo lado oeste do vulcão em direção ao mar, destruindo mais de 500 casas, bem como igrejas e plantações de banana, de acordo com o programa de monitoramento de desastres Copernicus, da União Europeia.

O portal imobiliário espanhol Idealista estimou os danos em cerca de 178 milhões de euros até esta segunda-feira.

Cerca de 300 moradores das áreas costeiras de San Borondon, Marina Alta e Baja e La Condesa estão confinados em suas casas, já que o contato entre a lava e o mar provavelmente emitirá nuvens de gases tóxicos.

La Palma, com uma população de mais de 83 mil habitantes, faz parte de um arquipélago que constitui as Ilhas Canárias.

Vídeo

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br