Galeria de Fotos

Não perca!!

Internacional

Seis dias antes dos atentados em Bruxelas, o FBI  informou à polícia da Holanda sobre os antecedentes criminais e o “histórico terrorista” dos irmãos Khalid e Ibrahim el-Bakraoui, dois dos três homens-bomba envolvidos nos ataques à capital belga do dia 22, que deixaram 32 mortos e  340 feridos.

A informação foi passada ontem pelo ministro holandês do Interior, Ard van der Steur, em resposta a um questionário feito pela Câmara de Deputados da Holanda, como parte de uma investigação da Casa sobre o que o governo sabia a respeito do grupo que organizou as ações na vizinha Bélgica.

De acordo com Van der Steur, “no dia 17 de março [um dia depois de receber o aviso do FBI] houve um contato bilateral entre os serviços policiais da Holanda e da Bélgica”. Nessa reunião, segundo a resposta por escrito do ministro, “o histórico radical dos irmãos foi discutido”.

Em nota divulgada ontem, a polícia federal da Bélgica nega ter tido conversas sobre os irmãos Bakraoui no dia 17, quando um representante holandês foi a Bruxelas. De acordo com os belgas, falou-se sobre um tiroteio em Bruxelas ocorrido no dia 15, quando um atirador muçulmano foi morto, mas não houve menção ao relatório do FBI enviado ao governo holandês.

A Procuradoria Federal da Bélgica revisou ontem para 32 o número de mortos nos ataques terroristas em Bruxelas na terça passada e afirmou que todos já foram identificados, mas ainda não foi divulgada uma lista oficial de nomes. Entre as vítimas, 17 são belgas e 15, estrangeiros.

Do total, 28 morreram nos locais dos atentados e quatro em hospitais.   Inicialmente, a ministra da Saúde, Maggie De Block, havia anunciado que eram 35 os mortos nos ataques, mas a Procuradoria explicou mais tarde que três pessoas haviam sido contadas duas vezes na lista.

Ontem, o jornal satírico francês Charlie Hebdo, atacado por jihadistas em janeiro de 2015 por suas irreverentes caricaturas de Maomé, divulgou uma controversa e polêmica capa na qual faz referência aos atentados em Bruxelas.

“Papai, onde você está”, diz em um trocadilho o conhecido músico belga Stromae sobre um fundo com a bandeira belga, rodeado de pernas e braços mutilados que respondem: “Aqui”, “Também aqui”, “E aqui”.

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br