Galeria de Fotos

Não perca!!

Eventos

A fobica, que foi criada em 1950 e é considerada como o primeiro trio elétrico, irá desfilar no Furdunço durante os festejos de pré-carnaval na Barra, em Salvador, como também na sexta-feira (24 de fevereiro), no Circuito Osmar (Campo Grande). O desfile no Furdunço de pré-canaval ocorre no domingo (19 de fevereiro). A fobica irá seguir no contrafluxo do Circuito Dodô, saindo do Clube Espanhol em direção ao Farol da Barra.

Sobre a fobica, estarão os herdeiros da invenção, que são Betinho, Armandinho, Aroldo e André Macêdo. No repertório, a promessa é de frevos elétricos e marchinhas trieletrizadas.

Já na sexta-feira de carnaval, a Fobica irá percorrer o Circuito Osmar (centro da cidade). Na data, os irmãos Macêdo irão apresentar a Banda Escola Irmãos Macêdo, formada por jovens alunos com idades entre 12 e 20 anos, que fazem parte da primeira escola de guitarra baiana do mundo.

O velho Ford Bigode 1929, conhecido como fobica, era um carro simples que Osmar usava para transportar material de sua metalúrgica. Então, em 1950, ele e o amigo Dodô adaptaram o carro para servir de palco móvel e eles saírem tocando pelas ruas durante o Carnaval. No ano seguinte, Osmar e Dodô chamaram mais um músico para tocar com eles, passando a ser então um trio com instrumentos elétricos. Ali a invenção estava definitivamente batizada como Trio Elétrico. Hoje, 67 anos depois, o trio elétrico é uma evolução da fobica.

Pré-carnaval
As festas do pré-carnaval de Salvador, que ocorrem nos dias 18 e 19 de fevereiro (sábado e domingo), já estão com as atrações definidas. O "Fuzuê", que ocorre pelo segundo ano consecutivo, terá 21 grupos culturais, folclóricos e tradicionais. Dentre as atrações estão "As Ganhadeiras de Itapuã", o bloco Afro Malê Debalê, o grupo "Quabales" e a banda "Comanche".

Já o Furdunço, que ocorre desde 2014, terá 34 atrações em charangas, fanfarras, orquestras, grupos percussivos e minitrios. Entre os nomes escolhidos estão o cantor Léo Santana e as bandas BaianaSystem, Batifun, Alavontê e Vitrola Baiana. Veja aqui a lista completa de atrações em ambos os circuitos.

Furdunço na sexta de carnaval
Além do pré-carnaval, o projeto Furdunço também irá ocorrer no dia 24 de fevereiro (sexta-feira), no Circuito Osmar, com saída do Campo Grande e retorno pela Associação Cultural Casa D'Itália.

Entre os nomes anunciados estão BaianaSystem, Alavontê, Mametto Afro Bankoma. As Ganhadeiras de Itapuã, Quabales, Commanches do Pelô e Banda Tallowah. As apresentações ocorrem a partir das 15h. Confira AQUI a lista completa de atrações.

SERVIÇO
FOBICA no Furdunço 2017
Dia: 19 de Fevereiro – Domingo
Horário: 13h
Local: Circuito Clube Espanhol até Farol da Barra

Dia 24 de Fevereiro – Sexta
Horário: 16h
Local: Circuito Campo Grande até Casa d’Itália

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br