Galeria de Fotos

Não perca!!

Economia

O crescimento de 0,9% no período de abril a junho ante o trimestre anterior, já colocou o país no 7º posto global para o período - Foto: ReproduçãoO crescimento de 0,9% no período de abril a junho ante o trimestre anterior, já colocou o país no 7º posto global para o período - Foto: Reprodução

Com o crescimento da economia acima do esperado no segundo trimestre divulgado nesta sexta-feira (1) pelo IBGE, o Brasil pode voltar a fazer parte do grupo das 10 maiores economias do mundo já em 2023, posição que perdeu em 2019. A projeção é do economista-chefe  da Austin Rating, Alex Agostini, que faz um acompanhamento das contas públicas de cerca de 60 países a cada trimestre.

Em valores correntes, a estimativa é que o PIB alcance US$ 2,081 trilhões, ultrapassando a Rússia.

O crescimento de 0,9% no período de abril a junho ante o trimestre anterior, já colocou o país no 7º posto global para o período, empatado com a Romênia. Esse ranking do 2º trimestre foi liderado pelo Japão, com PIB 1,5% mais alto que no trimestre inicial do ano, seguido por Eslovênia e Taiwan (1,4%), Costa Rica e Turquia (1,3%) e Malásia (1,0%).

O crescimento da economia brasileira no trimestre ficou dentro da média dos Brics (0,9%), mas superou a média global de 0,5% e a média do G7 (0,7%). Na zona do euro, o crescimento no período também foi menor que o brasileiro, de 0,3%.

Pela projeção da Austin, o Brasil vai ocupar a 10ª posição em 2023 e recuperar mais um posto no ano que vem, chegado ao 9º lugar. A estimativa é que o país fique com o oitavo lugar entre as economias entre 2025 e 2028. A melhor posição do Brasil foi o 7º lugar, entre 2010 e 2014.

Veja também:

Presidente do Itaú se diz surpreso com PIB e passa a projetar 3% de crescimento em 2023

Não podemos ter medo de emprestar dinheiro para pobre, diz Lula

Jerônimo participa do lançamento do Brasil Sem Fome e reforça capacidade de produção de alimentos e redução da pobreza no país

Novo PPA prevê R$ 13,3 trilhões para políticas públicas em quatro anos

Lula diz que criará Ministério da Pequena e Média Empresa e das Cooperativas

Sancionada lei que aumenta o salário mínimo e amplia a isenção do IR

Lula assina medida provisória para taxar fundos de super ricos

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br