"Na proposta de reforma enviada pelo governo ao Congresso Nacional, está previsto, por exemplo, que só poderá se aposentar quem tiver pelo menos 65 anos de idade. A nova regra valerá para quem, na data da promulgação, tiver menos de 50 anos. Os governos de Estados como São Paulo e Alagoas atribuem parte do aumento de solicitações de aposentadoria à divulgação da proposta de emenda constitucional.
No Estado de São Paulo, informa José Roberto de Moraes, diretor-presidente da São Paulo Previdência (SPPrev), a entidade que administra a aposentadoria dos funcionários públicos estaduais, a média mensal histórica de pedidos de aposentadoria é 1.300. Em novembro, quando o governo confirmou que enviaria proposta de reforma ao Congresso, o número de solicitações subiu para 1.900 e, em dezembro, para 2 mil.
"Há neste momento uma corrida para os pedidos de aposentadoria", afirmou Moraes. "Com a notícia sobre a proposta de mudança, muitos funcionários estão se precipitando".
Em Alagoas, as aposentadorias concedidas somaram 714 no ano passado, face a 365 em 2015. Segundo George Santoro, secretário da Fazenda do Estado, contribuíram para essa alta as notícias sobre a reforma da Previdência e também o envelhecimento do quadro de servidores."
< Anterior | Próximo > |
---|