Galeria de Fotos

Não perca!!

Ciência e Tecnologia

Céu ficou rosa no Chile (Foto: Reprodução)Céu ficou rosa no Chile (Foto: Reprodução)

A Terra foi atingida por sua primeira tempestade geomagnética "extrema" desde 2003, informou nesta sexta-feira, 10, uma agência americana. O fenômeno poderá causar interrupções na rede de energia, nas comunicações por satélite e provocar auroras polares incomuns.

"Condições EXTREMAS (G5) atingiram a Terra às 18h54 EDT [19h54 em Brasília]. É provável que uma tempestade geomagnética persista durante o fim de semana dado que várias ejeções de massa coronal [CMEs, na sigla em inglês] em direção à Terra estão em trânsito", disse o Centro de Previsões do Clima Espacial na rede social X.

A nova tempestade, que segundo as previsões deve durar todo o fim de semana, ocorre em um momento em que o Sol está se aproximando do pico de um ciclo de 11 anos de atividade intensificada.

"Alertamos todos os nossos operadores de infraestrutura com os quais costumamos coordenar, como operadores de satélites, de comunicação... e claro, a rede de energia na América do Norte", disse o especialista em meteorologia espacial Shawn Dahl aos jornalistas.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br