Galeria de Fotos

Não perca!!

Ciência e Tecnologia

Ter a tela do celular na central de multimídia é uma maravilha, mas não pode ser motivo de desatenção no trânsito (Foto: Divulgação) Ter a tela do celular na central de multimídia é uma maravilha, mas não pode ser motivo de desatenção no trânsito (Foto: Divulgação)

Tecnologia deve ser usada com disciplina e com a consciência que as mãos precisam estar no volante; veja com fazer

A maioria dos carros, hoje, possui central de multimídia. Mais que proporcionarem conforto aos passageiros e comodidade para o motorista, elas podem ser uma ferramenta de comunicação importante. No entanto, para usufruir o máximo da tecnologia sem que isso acarrete multas ou seja um motivo de distração e, consequentemente, potencial causador de acidentes, é preciso ressaltar que a direção precisa ter 100% da atenção de quem dirige.

Então para realizar um espelhamento perfeito com o seu smarthphone, lembre-se que o processo deve ser feito sempre quando o carro estiver parado.

A despeito de cada modelo de carro ter características específicas, as orientações gerais são suficientes para realizar o espelhamento com tranquilidade.

De acordo com o gerente de vendas da Retirauto, Paulo Roberto Brasil, a primeira coisa a fazer é baixar no celular o aplicativo Android Auto ou o Car Play (para os aparelhos IOS), depois, conectar com um cabo USB ligado ao celular e a entrada da central.

“Esses dois dispositivos vão possibilitar que o espelhamento seja feito automaticamente de modo bem rápido e seguro”, diz Paulo, ressaltando que a Chevrolet foi a pioneira em implantar nas centrais de multimídia os aplicativos para espelhamento de celular.

Ele lembra ainda que a montadora tem um sistema chamado de On Star, que disponibiliza um consierge, em tempo real, que auxilia o motorista em quaisquer dúvidas no que diz respeito à conectividade com a central, sem que haja necessidade de blutooth ou wi-fi. “Dessa forma, o nosso consumidor tem um atendimento rápido e eficaz para qualquer dúvida em relação ao espelhamento”, completa.

WhatsApp

O professor da área de Tecnologia da UNIFACS, Rogério Vassoler, lembra que além de espelhar o celular e possibilitar que o motorista atenda ao celular, por exemplo, sem retirar as mãos do volante, algumas centrais possibilitam que o motorista escute as mensagens que chegam por escrito, por meio de um dispositivo que opera em modo áudio.

“Isso facilita a resposta em aplicativos como o WhatsApp, mas o motorista precisa se disciplinar para lidar com as possibilidades sem que isso seja um motivo para a distração no exercício da direção”, diz o professor.

Rogério observa que em algumas centrais, aplicativos de mensagens ou de vídeos só funcionam quando o veículo está parado. “Para alguns automóveis há também a possibilidade que os vídeos sejam disponibilizados para monitores que servem apenas aos passageiros do banco traseiro”, diz.

O também professor universitário e engenheiro mecânico João Loureiro ressalta que, embora a central multimídia seja uma tendência que dificilmente será revertida, a indústria automobilística ainda tem um desafio pela frente no que tange a necessidade de garantir a conectividade e garantir a segurança.

“Alguns dispositivos que possibilitam realizar o espelhamento também precisam assegurar que a tecnologia não dará ao motorista motivos para se distrair. O que atualmente é visto em carros de luxo tende a se tornar um item básico de segurança”, defende.

O uso do celular na direção, seja para atender ligação, mandar mensagem ou ainda fazer vídeos ou fotos é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro no seu  artigo 252. Se flagrado, o condutor será multado no valor de R$ 293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos) e terá 7 pontos na carteira.

Passo a passo

1.Baixe os aplicativos Android Auto (Android) ou Car Play (IOS);
2.Use o cabo USB para conectar o smartphone a central multimídia;
3.Acesse o aplicativo e siga as instruções do aplicativo para o modelo da central;
4.Depois do espelhamento concluído, ainda com o carro parado, verifique se a página frontal do seu aparelho aparece na central, se sim, o acesso está feito;
5.Mantenha o celular conectado e pode seguir usando, sempre atentando à necessidade de manter as duas mãos no volante e a atenção voltada à direção;
6.Sempre que necessitar fazer o espelhamento, não esqueça de realizar a operação com o carro parado e em segurança.

Veja também:

Primas de 2 e 12 anos morrem após serem atropeladas por carro na Bahia

Carros com placas de finais 1 e 2 têm desconto de 5% no IPVA em março; confira

Vídeo - Após ser chamado de ‘moleque’, prefeito dá tapa na cara de empresário

Leia depoimento de fisioterapeuta que levou 69 facadas na íntegra

Advogado executa esposa dentro de casa e se mata em seguida

Olavo de Carvalgo chama ministros de Bolsonaro de ‘fdp’ e pede que seus alunos deixem governo

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br