BA-535, comumente referida como Via Parafuso (Foto: Reprodução/Google Maps)
O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB), apresentou, em indicação encaminhada ao prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, a implantação de uma passarela na movimentada Via Parafuso. No documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar sugere que o equipamento seja construído nas imediações do Atacadão e do Boulevard Shopping Camaçari.
Na solicitação, o deputado informa que a via de 20 quilômetros de extensão é um dos principais acessos ao Complexo Industrial de Camaçari. De acordo com o Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), cerca de 12 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia.
O deputado alega ainda, “que o intenso fluxo de automóveis e o desgaste natural do pavimento tornam a travessia de pedestres um desafio na região, especialmente no trecho que concentra estabelecimentos comerciais”.
A iniciativa louvável do parlamentar, esbarra apenas no direcionamento da matéria, já que a BA-535, comumente referida como Via Parafuso, é uma rodovia estadual, que inicia na BA-526 e termina no Polo Petroquímico de Camaçari.
Outra intervenção semelhante também já havia sido solicitada deputado Manuel Rocha (UB), em 2023, pedindo a construção de duas passarelas na estrada Via Parafuso, uma no Km-9 e outra Km-13,5, além da iluminação do trecho das duas passarelas. Na ocasião, Manuel Rocha direcionou os pedidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito, e ao diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Carlos Henrique de Azevedo Martins.
Nos dois casos das indicações encaminhadas pelos deputados estaduais, não há previsão orçamentária ou emenda destinada para as intervenções. Mesmo não sendo o responsável oficial pela via, a sucessão de projetos e indicações direcionadas a gestão municipal continua esbarrando no mesmo entrave: orçamento estabelecido pelo antigo gestor e anuído pelos vereadores oposicionistas, com apenas 2% de remanejamento.
Deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) (Foto: Reprodução)
Sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) (Foto: Reprodução)
Via Parafuso (Foto: Reprodução/Google Maps)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|