Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Jamil Silva Matos, caminhoneiro e ganhador do BYD Dolphin (Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE)Jamil Silva Matos, caminhoneiro e ganhador do BYD Dolphin (Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE)

Há poucos meses, o caminhoneiro Jamil Silva Matos, de 44 anos, não fazia ideia, mas a sua vida ganharia outro caminho. Tudo aconteceu após o carro em que dirigia ‘bater o motor’ durante uma viagem com a família. A situação que parecia ser uma grande dor de cabeça, se transformou em uma virada de chave impactante e transformadora.

Enquanto tentava consertar seu carro quebrado no meio de Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador, Jamil foi abordado pelo apresentador Luciano Huck e disse "sim" para uma proposta de troca de carros. Ele passou de um veículo com problemas técnicos para um BYD Dolphin 0km. A montadora está em processo de instalação de uma fábrica na cidade baiana após acordo com o governo do estado.

Além do carro, a BYD também ofereceu a Jamil um emprego como caminhoneiro para a fábrica que será construída. No momento, ele está passando por um curso de cargas.

Nascido no bairro de Brotas, em Salvador, Jamil saiu aos 2 anos de sua cidade natal com sua família, em direção a Entre Rios - cidade a cerca de 123 km de Salvador - onde se criou. Em 2001, a busca por emprego e a proximidade com os failiares fez com que ele se mudasse para Camaçari. Antes da profissão de caminhoneiro o escolher, Jamil trabalhou como ajudante, segurança e até modelo.

“Em 2010 uma empresa me chamou para trabalhar com carreta e até hoje estou neste caminho. Já viajei para Cuiabá, Mato Grosso, São Paulo, Belém e pelo Nordeste. E continuo trabalhando para firmar uma parte da minha vida”, disse o caminhoneiro à reportagem do Portal A TARDE em visita à sua casa, em Camaçari.

Por muito tempo, Jamil “bateu na porta” de empresas à procura de emprego, e hoje se realiza, não só com o potente veículo da BYD em sua garagem, mas também por ter sido contemplado com uma vaga de emprego na empresa chinesa.

“Já passei três dias na porta de uma empresa para uma vaga de emprego, fui chamado, passei por uma prova teórica, na prática e finalmente tive a oportunidade de atuar na área. Eu já tinha um curso de cargas indivisíveis e agora, que fui contemplado com a vaga da BYD, estou fazendo o segundo, já que com a chegada da pandemia, eu não consegui finalizar. Estou me especializando para outras áreas”, aponta o caminhoneiro.

A primeira arrancada no veículo dada por Jamil já o deixou apaixonado pelo carro. Com design inspirado em animais marinhos, o veículo possui potência de 95 cavalos, velocidade máxima de 160 km/h e uma bateria Blade (LFP), que carrega em qualquer tomada em apenas 30 minutos.

“É incrível! Não tem como definir. O carro é todo confortável. Você não sente quando o carro está ligado. Não liga por chave, e sim por um botão. Se você aperta em cima, ele freia. Ar condicionado espetacular. É coisa de outro mundo. Essa parceria com a China, só vai trazer novidades. Espero que todos se qualifiquem para se encaixar nesse cenário”, aponta o caminhoneiro.

Não deixando a emoção e a felicidade se esconderem em seu sorriso, Jamil aguarda a tão esperada chegada do veículo e deixa uma mensagem para quem também inspira uma vida com o veículo.

“É inexplicável! Primeiramente eu agradeço a Deus. Eu vim do interior, criado em outra cidade, hoje sou carreteiro e tive a sorte de ganhar um BYD. Foi uma benção. É um bem material, mas eu estava no local certo, na hora certa. É só ter fé, que o resto Deus faz”, falou.

Novo cenário com a BYD na Bahia

Com a chegada da pandemia da covid-19, todas as atividades econômicas do país foram afetadas drasticamente. Não seria diferente com a indústria automobilística, que passou dificuldades com as cadeias de fornecimento do setor, desbalanceando a oferta.

Após sofridos anos, a economia começou a caminhar, ainda que timidamente, para o crescimento. Para o setor de automóveis, um campo ficou ainda mais atrativo: o da energia renovável através de carros elétricos. E foi com esse novo panorama que neste ano, o governo do Estado da Bahia iniciou uma ampla e extensa negociação para a chegada da empresa chinesa BYD, em Camaçari.

Para o início da produção de veículos com tecnologia de ponta, a BYD terá um projeto que comporta três unidades de produção: uma para carros elétricos e híbridos, outra para a montagem de baterias e por último uma dedicada à montagem de caminhões e ônibus elétricos.
A previsão é de que a fábrica inicie as operações em 2025, com meta inicial de 150.000 unidades por ano.

Os impactos já estão sendo sentidos entre os moradores de Camaçari. As oportunidades de emprego, que são tão aguardadas pelos trabalhadores, já estão sendo divulgadas pela empresa, e vão desde advogados pleno, analistas ambiental, engenheiros de produção a assistentes executivos.

“A BYD está em Camaçari, está no setor industrial da cidade. Com a saída da Ford, veio a empresa chinesa e a gente espera crescer, não só por parte dos empregos, mas também da economia. Carro elétrico é uma novidade, e isso vai trazer conhecimentos. Muitos amigos, familiares e conhecidos estão se preparando para essa chegada. Desde a entender o processo do carro elétrico, porque precisa de alguém que conserte o veículo, que saiba como usar e o que não falta é oportunidade para aprender”, explica Jamil Silva.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br