Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

 No primeiro semestre de 2024, o HGC também registrou números expressivos em seu ambulatório. Foto: Divulgação No primeiro semestre de 2024, o HGC também registrou números expressivos em seu ambulatório. Foto: Divulgação

O Hospital Geral de Camaçari (HGC), embora seja uma unidade regional de alta complexidade voltada para atender exclusivamente casos graves, continua sendo o principal recurso para todo tipo de atendimento, para a população de Camaçari. Dados recentes divulgados pela gestão da unidade revelam que os camaçarienses representam mais de 94% dos atendimentos pediátricos e 77% dos atendimentos adultos no HGC.

No primeiro semestre de 2024, a unidade realizou cerca de 2 mil atendimentos emergenciais e 3,6 mil internamentos hospitalares, uma média diária de 31 atendimentos, sendo 11 emergenciais e 20 internações. Ao todo, 46% dos atendimentos realizados no HGC são demandas sem gravidade, da população de Camaçari.

"Estamos lidando com casos que variam de dores de cabeça e gripes a infecções no ouvido e até unhas encravadas, que deveriam ser tratados em outros níveis da Atenção Primária", explicou a diretora do HGC, Thaís Fraga. Ela destaca que o hospital, apesar de ser uma unidade estadual, tem absorvido uma demanda crescente por atendimentos que deveriam ser resolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), de responsabilidade municipal.

 

Esse cenário, além de revelar a falta de compromisso da gestão municipal com a saúde da população, também prejudica milhares de moradores dos outros municípios atendidos pelo HGC: Dias D'Ávila, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca e Conde, mais de 635 mil pessoas

Ainda de acordo com Thaís Fraga, o ideal é que haja uma melhor estruturação da rede de atenção primária em Camaçari para aliviar a pressão sobre o HGC e garantir que ele possa continuar a desempenhar seu papel vital na assistência médica de alta complexidade.

Investimento do Estado

Ainda de acordo com a gestão do HGC, mesmo com toda pressão, a unidade continua a expandir e melhorar seus serviços, graças aos investimentos do Governo do Estado. Recentemente, foi inaugurada uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos. Além disso, estão em andamento outras obras que devem ser operacionalizadas em breve, ampliando ainda mais a capacidade do hospital de atender à população.

No primeiro semestre de 2024, o HGC também registrou números expressivos em seu ambulatório, com mais de 160 mil exames diagnósticos realizados, 6,7 mil consultas médicas e mais de 22 mil consultas e procedimentos multiprofissionais.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br