Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Região costeira de Camaçari corre o risco de ter várias áreas inundadas até 2050 devido à elevação do nível do mar (Foto: Reprodução)Região costeira de Camaçari corre o risco de ter várias áreas inundadas até 2050 devido à elevação do nível do mar (Foto: Reprodução)

Uma projeção feita pelo Climate Central, organização internacional de pesquisa sobre mudanças climáticas, aponta que a região costeira de Camaçari corre o risco de ter várias áreas inundadas até 2050 devido à elevação do nível do mar.

De acordo com as projeções, há dezenas de áreas com risco de submersão, desde Busca Vida até Itacimirim, mas o trecho mais afetado será de Arembepe até Barra do Jacuípe, com destaque para a região da Aldeia Hippie e entorno, uma das áreas com maior risco de alagamento. Isso significa que, em apenas 26 anos, algumas das áreas mais visitadas por nativos e turistas da cidade poderão desaparecer.

Segundo um relatório da Human Climate Horizons, estima-se uma elevação de 20,9 a 24,27 centímetros no nível do mar no Brasil até 2050.

Esse cenário preocupante não é exclusivo de Camaçari. O mesmo mapa revela que 1 em cada 7 pessoas que vivem em cidades costeiras ao redor do mundo serão afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas, incluindo o aumento do nível do mar.

No Brasil, a ONG estima que 1,2 milhão de pessoas serão impactadas pelas regiões que devem ficar debaixo d'água nas próximas décadas. Entre as cidades em maior risco estão Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Especialistas alertam que, se nenhuma medida for tomada, os efeitos da elevação do nível do mar serão devastadores para a população que vive nessas áreas costeiras. Além da perda de praias e patrimônio natural, há o risco de inundações que podem afetar residências, comércios e infraestrutura local.

Para tentar mitigar os impactos, autoridades e a sociedade civil precisam se mobilizar em torno de ações de adaptação e resiliência climática. Investimentos em obras de contenção, reflorestamento de manguezais e conscientização da população são algumas das medidas recomendadas.

O desafio é grande, mas é fundamental que medidas sejam adotadas com urgência para preservar as praias e comunidades costeiras de Camaçari, assim como de outras regiões vulneráveis do país.

(Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br