Mês dedicado à saúde e segurança do trabalho, abril tem a coloração verde, de acordo com a campanha desenvolvida pelas Nações Unidas, visando melhorar o convívio e combater enfermidades.
Uma das instituições participantes da campanha na Bahia é a Maternidade Regional de Camaçari, unidade do governo do estado administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf), ligada ao Sistema Único de Saúde.
São mais de 700 trabalhadoras e trabalhadores participando de cinco dias de atividades iniciadas ontem, com previsão de levar a semana inteira até a sexta, dia 26.
Visando fortalecer a cultura de prevenção nos âmbitos físico e mental, a semana vai destacar dois temas, a "Saúde Mental no Trabalho" e "Primeiros Socorros e Atendimento de Emergência".
- Nosso papel neste Abril Verde é conscientizar a força de trabalho para os riscos em nosso dia a dia que são causa de acidentes mais comuns, a exemplo de riscos mecânicos como quedas, tropeços, bem como outros de caráter biológico envolvendo contato com fluidos como sangue e secreções”, observa Glaucia Marques, enfermeira do Trabalho e coordenadora das atividades na maternidade.
O objetivo da programação, acrescenta Glaucia, é o de chamar a atenção dos trabalhadores para situações de estresse, pressão e demandas suficientemente capazes de levar ao adoecimento psíquico.
Por outro viés, a semana proposta pela maternidade vai abordar os riscos da exposição a situações comuns no cotidiano e a necessidade de prevenir incidentes e acidentes de trabalho.
Fundada em setembro de 2022, a Maternidade vai alcançar, nos próximos meses, a marca de 20 mil atendimentos.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|