Clube dos Tenistas da Bahia (CTB) inaugura quinto polo de desenvolvimento para tênis de mesa, com apoio do Complexo Acrílico da BASF via Lei de Incentivo ao Esporte
As escolas da rede municipal de Camaçari receberam mais um polo de desenvolvimento de tênis de mesa do projeto Estudar na Bahia com Tênis de Mesa, promovido pelo Clube dos Tenistas da Bahia (CTB) e apoiado pelo Complexo Acrílico da BASF, via Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto conta com cinco polos no estado da Bahia que ensinam o esporte para mais de 400 estudantes de 10 a 17 anos.
A apresentação do novo polo ocorreu na Escola Municipal Parque Verde, com a presença de representantes da Secretaria de Educação, da Câmara dos Vereadores de Camaçari, além de Iuki Alves, campeão baiano de tênis de mesa e Joice Tavares, mesatenista bicampeã baiana. Ambos são camaçarienses e professores do projeto. Para Elenísia Reis, diretora da Escola Municipal Parque Verde, “é muito importante a implementação do Projeto Estudar na Bahia com Tênis de Mesa, para que contribua com o desenvolvimento físico, cognitivo e amplie a aprendizagem dos alunos”.
Os alunos receberam os materiais de treino, como uniforme e raquetes, das mãos do vereador Flávio Matos, que frisou a importância de se “ampliar o acesso ao esporte” no município.
O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social que vai muito além da competição e do entretenimento. Ele pode, por exemplo, ser um agente importante na promoção da inclusão e da igualdade. “Ele permite que pessoas de diferentes origens sociais, culturas, gêneros e habilidades físicas compartilhem um espaço comum. O esporte também oferece oportunidades para indivíduos superarem desafios e estereótipos, promovendo a diversidade e a aceitação”, explica Tânia Oberding, Diretora de Operações do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari.
Pelo lado da saúde e bem-estar físico e mental, sua prática estimula a atividade física regular e reduz riscos de doenças crônicas já na infância, como a obesidade. O sedentarismo tem chegado mais cedo às crianças e adolescentes e problemas de alimentação podem agravar transtornos maiores, como hipertensão e até diabetes. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, no Brasil ela deve atingir 23% das meninas e 33% dos meninos em 2035. Ou seja, o país pode ter até um terço de sua população mais jovem vivendo com a comorbidade no futuro.
Nesse sentido, o Clube dos Tenistas da Bahia possui como característica de atuação o desenvolvimento de políticas e matrizes alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto em questão desenvolve os ODS de número 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade). Neste caso, por meio do esporte e parcerias e projetos, a instituição consegue construi laços com a sociedade ao inserir jovens de escolas públicas a adotarem atividades físicas. Paulo Carneiro, presidente do CTB, completa que “Camaçari possui um alto nível no cenário do tênis de mesa”, o que ajudou na escolha da cidade.
Para mais informações, interessados podem entrar em contato com Paulo Carneiro, por meio do telefone/WhatsApp (71) 98530-4903, ou via e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
.
Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em https://www.basf.com/br/pt.html
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|