Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Prefeito Elinaldo Araújo (Foto: Jean Victor)Prefeito Elinaldo Araújo (Foto: Jean Victor)

O prefeito Elinaldo Araújo sancionou a Lei número 1.709/2022, que formalizou a doação de dois terrenos no bairro Jardim Limoeiro para implantação da instituição.

Com o objetivo de tornar oficial a cessão de mais um prédio público do município para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o prefeito Elinaldo Araújo e o reitor da entidade baiana de ensino superior, Paulo César Miguez, assinaram o Termo de Cessão de Uso com Encargos e o Acordo de Cooperação Técnica e Científica, formalizando o ato na última terça-feira (12). Na nova unidade, localizada na Avenida Eixo Urbano Central, que deve oportunizar mais 200 vagas de ensino, serão disponibilizadas na área de Engenharia, as formações com enfoque em Elétrica e Mecânica, além do curso de graduação em Computação.

Durante a cerimônia, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), o prefeito parabenizou a implantação do Campus I da UFBA-Camaçari, que neste mês de setembro completa 5 anos em operação nas instalações da Cidade do Saber. “Hoje é um dia de celebrar esta data e este momento, quando o povo de Camaçari recebe mais este presente, no mês do aniversário de 265 anos”, ao tempo em que declarou e reafirmou o compromisso com a instituição, dizendo, “a UFBA é um bem da cidade e no que depender de nós, para que a instituição se instale definitivamente aqui, faremos”,

Reconhecido publicamente como “aquele que liderou o processo de implantação da UFBA em Camaçari”, o vice-prefeito José Tude comentou sobre este novo momento da instituição na cidade, dizendo, “isso não foi só uma ideia, mas também uma vontade. Desde o início, nosso objetivo foi proporcionar à nossa população a oportunidade de poder estudar em uma universidade gratuita tão importante como é a UFBA”. Tude ainda destacou como “primeiro passo da jornada” a cessão do espaço na Cidade do Saber e finalizou, “e este é mais um grande passo, quando disponibilizamos à instituição o prédio onde funcionava o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial]”.

Com a implantação de mais um campus universitário de educação pública superior no município, os moradores de Camaçari são diretamente beneficiados com mais oportunidades de cursos e vagas de estudo. Sobre a importância da instalação e ampliação da UFBA no município, para elevação do nível de educação da cidade, a secretária da Educação, Neurilene Martins, comentou que, “este momento enche nosso coração e de todas as famílias de nossa cidade de alegria. Isso é resultado de uma gestão séria, que trabalha com espírito público e sustentabilidade. A universidade vai sempre trazer no seu escopo curricular essa dimensão de formar pessoas, de formar um mundo melhor.”

Dirigindo palavras de gratidão ao prefeito Elinaldo, Miguez exaltou o compromisso e a atenção dessa gestão dispensados à instituição. “Desde sempre, o senhor Elinaldo Araújo acolheu de forma carinhosa e generosa a instalação de nossa universidade em Camaçari. Com certeza, ele pode guardar na sua história e carreira política este feito tão importante, pois foi o gestor que acolheu e fez todo esforço possível para esta nova realidade”. Em tom descontraído, o reitor da UFBA se dirigiu ao gestor municipal e declarou, “muitos ‘pais’ podem aparecer no futuro, mas quem assinou nossa ‘certidão de nascimento’ foi o senhor”.

Com previsão para ser inaugurado no segundo semestre de 2024, a unidade II da UFBA-Camaçari contará com uma área melhor de convivência, propícia à criatividade e inovação. Maiana Brito de Matos, diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), celebrou o momento dizendo, “estamos felizes com mais esta parceria, que vai possibilitar que a gente consiga implantar aqui um prédio de laboratórios tecnológicos e diversas áreas, e, assim, contribuir para que Camaçari venha se tornar um polo tecnológico, científico e de inovação”.

No sentido de trazer o campus definitivo da UFBA para a cidade, em janeiro de 2022, o prefeito Elinaldo Araújo sancionou a Lei número 1.709/2022, que formalizou a doação de dois terrenos no bairro Jardim Limoeiro para implantação da instituição. Com um total de mais de 147 mil metros quadrados (m²), as duas áreas estão localizadas no Loteamento Parque Nascente do Rio Capivara.

Também participaram do momento, o gestor da Secretaria da Administração (Secad), André Anilton; o presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Matos; os representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereadores Angélica Bittencourt, Ivandel Pires e Jamessom Santos; além do vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho; vice-diretor do ICTI, André Luis Sousa Sena; chefe do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mariana Pinheiro Gomes da Silva; coordenador administrativo, Lindomar Luiz Paixão; e o coordenador geral do diretório acadêmico dos estudantes, Patrick Marques dos Santos.

Veja também:

No 7 de setembro - Greve de professores é plano da oposição, diz Elinaldo Araújo

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br