Presidente do Sispec informou que fim da greve só vai ocorrer após diálogo com a prefeitura
Os professores da rede municipal de Camaçari entrarão em greve a partir desta sexta-feira (11) por tempo indeterminado. A greve começou a valer a partir do turno vespertino, às 13h, portanto, ainda houve aula para os alunos que estudam pela manhã.
A informação foi passada pela presidente do Sindicato das professoras e professores da rede pública municipal de Camaçari (Sispec), Sara Santiago. Em entrevista, ela explicou que a greve acontece devido a uma série de reivindicações que não estão sendo atendidas pela prefeitura, sobretudo a falta de estrutura das escolas municipais.
“A Educação de Camaçari está sofrendo um colapso. Temos escolas que não são reformadas, escolas com estruturas inadequadas, com mobiliário antigo, faltando cuidadores, auxiliares de classe, livro didático, o transporte que leva os estudantes também é muito ruim… Então a educação de Camaçari está em colapso e o governo [municipal] não traz soluções, a situação só pira”, explicou.
Ainda de acordo com Sara, dentre as reivindicações está também o reajuste salarial que, segundo ela, está abaixo da inflação, sem reajuste há três anos. “Na mesa de negociação a gente aponta tudo, inclusive o reajuste salarial. Uma correção que precisa ser dada aos profissionais da educação. Desde 2020 não tem um reajuste para os professores, eles só recompõem o piso para quem está recebendo abaixo dele. Os demais estão com salários congelado”.
Questionada sobre o fim da greve, a presidente do sindicato ressaltou que não há uma previsão e que só deve encerrar quando houver um diálogo com a prefeitura.
“Na terça-feira (8) entregamos o comunicado da greve, porque pela lei, precisamos entregar e esperar 72 horas antes. A greve vai se iniciar amanhã à tarde e só vamos encerrar quando o prefeito [Elinaldo Araújo] e a Secretaria Municipal de Educação sentar para negociar conosco. Já mandamos ofícios e não tivemos resposta. Eles não estão muito preocupados, então só nos restou tomar essa medida drástica. A greve sempre é uma medida drástica, mas é a forma que vimos de ter uma resposta”, finalizou.
Portal entrou em contato com a prefeitura de Camaçari e aguarda retorno.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|