Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Izabeli tenta arrecadar verba para custear a passagem aérea, o visto americano e o passaporte (Foto: Divulgação)Izabeli tenta arrecadar verba para custear a passagem aérea, o visto americano e o passaporte (Foto: Divulgação)

Izabeli estuda no Ifba de Camaçari e pretende fazer um curso de verão na Universidade de Maryland

Na última quinta-feira, 4, a jovem Izabeli Soares recebeu a notícia de que foi aprovada em um processo seletivo com pessoas do mundo inteiro e ganhou uma bolsa integral para estudar Literatura Negra e Cultura Popular na Universidade de Maryland, em College Park, nos Estados Unidos.

Agora, ela tenta arrecadar verba para custear a passagem aérea, o visto americano e o passaporte. Ela tem 18 anos e estuda no Instituto Federal de Camaçari e tenta ir ao território americano para viver a experiência do curso de férias.

O processo seletivo foi realizado em etapas, de forma online, onde a Universidade questionou os participantes sobre suas experiências nas comunidades onde vivem, livros lidos e situações específicas.

"Eles ficaram fazendo perguntas sobre as minhas respostas, querendo me conhecer um pouco mais e sobre a minha posição de liderança, coisas que eu faço dentro da minha comunidade e que eu poderia agregar lá no programa", contou Izabeli ao Portal A TARDE.

Após participar das entrevistas, enviar recomendação de professor, informações sobre seu histórico escolar e outras informações, ela recebeu a notícia da aprovação.

"Eu fiquei extremamente contente e surpresa porque é um curso muito concorrido. Literalmente, as pessoas e jovens do mundo inteiro aplicam para esse programa porque eles já tiveram outras edições, já faz 70 anos que esse programa existe. Eu fiquei muito surpresa, eu não esperava que eu ia passar, até porque eu fiquei, a gente fica com aquele sentimento de competitividade, de não saber se vão ter pessoas melhores que vão conseguir passar e a gente não. E aí quando eu vi eu eu fiquei muito feliz, extremamente feliz e surpresa".

O programa dura 25 dias, entre 25 de junho a 05 de agosto. A expectativa é começar os trâmites no início de junho para embarcar ao solo americano. Além da ida aos EUA, ela ainda precisará ir a Recife para resolver o visto.

"Eu sempre tive a vontade de estudar lá nos Estados Unidos e eu sempre via muitas oportunidades, mas muitas delas não davam bolsa 100% pra pelo menos custear lá. E o conteúdo desse curso me interessou bastante justamente por trazer a temática da população negra. Eles vão trazer o ambiente onde as pessoas de vários lugares do mundo, de várias realidades podem se envolver nessas temáticas sem se sentir desconfortável, sem ser julgada, a gente vai estar lá pra aprender".

Izabeli avalia ainda o modelo de aprendizagem como um dos fatores que lhe atraíram. "eles também não se importam muito com as demandas acadêmicas, então é algo muito humanizado e eu sou muito a favor desse tipo de ensino onde a gente pode aprender e discutir além de notas. A gente pode aprender com a nossa troca mesmo. Então, essa sensação de humanizar, de humanidade, de trazer essas pautas raciais em um ambiente confortável para várias pessoas, de várias realidades foi o que me motivou a me inscrever nesse programa".

Quem estiver interessado em participar deste sonho e contribuir com a arrecadação dos valores precisa fazer uma doação de qualquer valor para o Pix - 71992008380, cuja titular é Izabeli Soares dos Santos.

"É algo muito diferente do que eu estou acostumada aqui no Brasil, eu vou ter uma experiência mais humanizada de aprendizado, eu vou estar em outra cultura, vou estar falando outro idioma, vou estar com outras pessoas, vou sair da minha zona de conforto e vai ser uma experiência única com certeza".

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br