Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

A prefeitura não informou em quais praias a medida já foi cumprida (Foto: Divulgação/Ascom PMC)A prefeitura não informou em quais praias a medida já foi cumprida (Foto: Divulgação/Ascom PMC)

Ação aconteceu nesta quarta (1º) e, segundo prefeitura, cumpre termo assinado em 2009

Barracas de praia que ocupavam a faixa da areia na costa de Camaçari foram desmontadas pela prefeitura nesta quarta-feira (1ª). De acordo com o órgão, os barraqueiros foram informados antecipadamente sobre a ação, que cumpre o Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC) assinado há 14 anos.

O documento foi firmado pelo município junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e da Advocacia Geral da União (AGU) em 2014.

A prefeitura não informou em quais praias a medida já foi cumprida, mas testemunhas relataram que o desmonte desta quarta aconteceu na praia de Itacimirim. Uma das donas das barracas de praia, Joelma Gonçalves, informou que outros desmontes estão marcados para acontecer em Guarajuba e em Barra do Jacuípe.

Ainda segundo Joelma, os barraqueiros fizeram um protesto na praia e marcaram uma reunião com o prefeito da cidade na tarde desta quarta, com o objetivo de encontrar um meio termo para manter o trabalho dos barraqueiros. A informação não foi confirmada pela prefeitura.

Desmonte de barracas de praia

Os barraqueiros filmaram o momento da retirada e se mostraram indignados com a ação. Nos vídeos, os funcionários retiram toda a estrutura que sustenta a barraca e há bastante confusão.

Na filmagem, um homem pergunta: "o processo corre desde 2009 e é agora que vocês vão tirar?". Na filmagem, ele também questiona o fato de nenhuma barraca ter sido retirada da praia de Guarajuba, uma das mais conhecidas da região.

A retirada das barracas de praia é um assunto antigo na Região Metropolitana. Em 2011, as últimas delas foram demolidas nas ilhas de Salvador. Quase 10 anos depois, em março de 2020, outras estruturas foram retiradas após determinação judicial em Itapuã, praia da capital baiana.

Em Lauro de Freitas, a situação é parecida. Em novembro do ano passado, oito pessoas foram notificadas no trecho da orla de Vilas do Atlântico. Os proprietários foram acionados para se retirarem dos locais onde instalaram os equipamentos, de forma irregular, de acordo com a gestão pública.

Barracas de praia foram desmontadas nesta quarta-feira (1º) (Foto: Redes Sociais)Barracas de praia foram desmontadas nesta quarta-feira (1º) (Foto: Redes Sociais)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br