Tradicionalmente, as fanfarras e bandas marciais abrilhantam as festas cívicas em todo país, e no desfile de Monte Gordo, que aconteceu neste sábado (10/9), não foi diferente. Os seis grupos musicais, vindos de diversas localidades do município, embalaram o evento de abertura das comemorações em homenagem aos 264 anos de emancipação política de Camaçari.
Considerando o importante papel das bandas e fanfarras estudantis, que através da inclusão de jovens em atividades culturais e artísticas, mantém viva as tradições do povo camaçariense, a Prefeitura, através da Secretaria da Cultura (Secult), cria importantes mecanismos para fomentar, difundir e fortalecer o segmento, a exemplo do edital Evandro Amaro, lançado em agosto passado, que beneficia 10 grupos musicais com o valor de R$ 100 mil cada.
Entre as equipes contempladas, a Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop) foi a segunda a se apresentar no evento. O presidente do grupo, José Lima, falou sobre como o corpo musical e coreográfico se prepararam para os desfiles deste ano. “Em menos de dois meses conseguimos organizar as alas cívico, de coreografias, percussão, sopro e o cartel. Nos empenhamos muito, porque estar aqui é muito prazeroso para todos nós. Só temos a agradecer ao governo municipal por todos os incentivos e apoio ao movimento de fanfarras da nossa cidade”, celebrou.
Além da Fanpop, o público participante foi presenteado também com a musicalidade da Fanfarra Estudantil de Camaçari (Fanesc), Fanfarra Estudantil de Parafuso (Fanesp), Fanfarra Municipal Popular de Vila de Abrantes (Fampa), da Banda Marcial Joana Angélica (Bamaja), e da Banda Marcial de Vila de Abrantes (Fanesva), e com as apresentações dos grupos culturais de samba de roda e capoeira.
O morador da cidade de Lauro de Freitas, Lucas Lima, comentou que, “é a primeira vez em toda minha vida que participo de um desfile cívico”. O jovem destacou as fanfarras e bandas marciais como o ponto alto da festa, e pontuou, “nota-se que os integrantes de cada grupo se empenharam muito, porque as apresentações foram perfeitas e as coreografias criativas”. Lucas ainda elogiou a infraestrutura da festa, e finalizou dizendo, “tudo sensacional, desde a segurança até a limpeza, e o espaço em si. Estão todos de parabéns”.
O Espermacete de Barra do Pojuca, um dos grupos culturais mais antigos do município, levou a alegria do samba de roda para as ruas de Monte Gordo. Sua fundadora, Nildes Bomfim, conhecida como Mestra Nildes, informou que 21 integrantes do grupo, com idade entre 6 e 80 anos, desfilaram neste sábado. Com muita alegria e sorriso largo, a líder comemorou, dizendo, “voltar para as ruas levando a nossa cultura e tradição, é tudo de bom. Para quem estava em casa, sem poder fazer o que ama, era muito difícil. Hoje a gente pode desfrutar desta alegria maravilhosa”.
O público, que vai assistir aos desfiles nos próximos dias 18 e 28 próximos, na Praça da Matriz de Vila de Abrantes e Avenida 28 de Setembro, respectivamente, também vão poder aproveitar o grande espetáculo de arte, cultura e tradição popular das fanfarras e grupos culturais de Camaçari.
Veja também:
Monte Gordo abre festas dos 264 anos de Camaçari com presença de autoridades
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|