De acordo com a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), nada menos que 93 mil atendimentos, entre exames, consultas e cirurgias, estão em uma fila de espera virtual na cidade, apenas entre setembro de 2019 e agosto de 2021. A informação foi divulgada no lançamento do programa Sesau FIla Zero, promessa da prefeitura para eliminar a fila.
Além do número absurdo, chamou atenção o fato de a culpa não ser da pandemia. "Mais uma vez o prefeito Elinaldo encarou de frente um problema histórico de Camaçari, que não foi solucionado por gestões anteriores, e vamos resolver”, declarou o secretário de Saúde, Elias Natan, no lançamento do programa, aparentemente sem lembrar que a gestão anterior mais recente foi do próprio Elinaldo, eleito em 2016.
Sesau Fila Zero
Segundo a Sesau, para zerar esses 93 mil procedimentos, cujos cidadãos estão aguardando há mais de dois anos para realizar, serão atendidas 350 pessoas por dia, em uma operação especial. Destas, 250 serão exames e consultas e 100 para cirurgias eletivas.
Os atendimentos do Sesau Fila Zero serão realizados no antigo Centro de Vacinação.
Ainda segundo a Sesau, todas as pessoas que serão atendidas no Fila Zero foram agendadas nas unidades de saúde após passarem pela consulta de validação conforme explica Elba Brito. “Em outubro iniciamos as consultas de validação nas unidades de saúde, quando nossa equipe ligou para os usuários da fila de espera para passarem por essa consulta que tem o objetivo de verificar se a pessoa ainda tem a necessidade de realizar o exame, consulta ou cirurgia, e após isso foi agendado o dia que o usuário será atendido no Fila Zero”, explicou.
Seis meses?
A Secretaria de Saúde anunciou ainda que prevê uma duração de ao menos seis meses até zerar a fila de espera existente. No entanto, o Camaçari Fatos e Fotos (CFF) fez as contas e serão necessários 266 dias para finalizar os atendimentos, considerando 350 atendimentos diários, em outras palavras, o ano inteiro, já que não há agendamento aos sábados, domingos e feriados.
No entanto, é realmente possível que a fila encerre em até seis meses, já que, após mais de dois anos, não seria de estranhar que varias dessas pessoas não precise mais desses atendimentos, ou por terem buscado atendimento particular, ou por terem piorado e ido direto para a emergência.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|