Uma onda de influenza vem infectando centenas de pessoas em Camaçari (Foto: Reprodução)
Nas últimas semanas uma onda de influenza vem infectando centenas de pessoas em Camaçari. O resultado imediato tem sido a superlotação das unidades de urgência e emergência na cidade. Para minimizar o impacto do aumento pela procura nos serviços de saúde, a Secretaria de Saúde do Município (Sesau) divulgou um guia de sintomas, orientando a população sobre onde buscar atendimento.
O dobro
De acordo com dados da Sesau, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica atende normalmente em média 70 pessoas, mas tem atendido cerca de 150, desde o início da onda de gripe. O mesmo quadro é visto na UPA da Gleba A, onde, também de acordo com a pasta, em dias normais são atendidas, em média, 180 a 200 pessoas e nos últimas dias tem aumentou para mais de 350.
Dados da última segunda-feira (20), apontam que foram realizados 357 atendimentos na UPA da Gleba A, sendo que 214 com síndrome gripal. Situação semelhante foi observada também na UPA de Arembepe e Pronto Atendimento (PA) de Monte Gordo e PA Dr. Artur Sampaio em Vila de Abrantes.
Com a maioria das pessoas buscando atendimento para o mesmo tipo de doença, a tendência é a espera ser longa, já que a maioria acaba recebendo a mesma classificação de risco.
Postinho
Segundo a Sesau, cerca de 90% dos casos de pessoas com sintomas gripais podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), o que tende a diminuir as filas nas UPAs e PAs. “Nossa determinação para as unidades de saúde é que todas atendam sintomáticos gripais por demanda aberta da mesma forma que fizemos quando tivemos o pico da COVID-19”, explica Elias Natan, secretário de Saúde.
Na dúvida sobre onde buscar atendimento, a população pode consultar o guia de sintomas abaixo, preparado pela própria Sesau:
No caso de sintomas LEVES, procure a UBS ou USF do seu bairro. São sintomas leves:
Dor de cabeça
Dor de garganta
Rinite
Tosse ou Coriza
No caso de sintomas GRAVES, procure uma UPA ou PA. São sintomas graves:
Falta de ar
Dificuldade de respirar
Pressão ou dor no tórax (região entre o peito e o umbigo)
Febre alta
Lábios azulados
No caso de crianças com sintomas de desidratação, procure a UPA ou PA mais próximos ou a UPA Pediátrica.
No caso de pessoas idosas com desmaio, confusão mental, sonolência excessiva e/ou alta de apetite, procure a UPA ou PA mais próximos.
Horário de atendimento:
As UBS e USF funcionam de segunda à sexta-feira das 08h às 17h. Com exceção da USF Nova Aliança que atende de segunda à sexta-feira das 07h às 19h.
As UPAs e PAs, para atendimento a pacientes com sintomas graves, funcionam todos os dias 24h/dia.
A Sesau informou ainda que todas as unidades de saúde da cidade atendem pacientes sintomáticos gripais exceto as unidades do Dois de Julho, Ficam, Camaçari de Dentro e Jardim Limoeiro I, que encaminham os usuários para as unidades mais próximas.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|