Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Sesau alerta para um possível surto de infecções relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti (Foto: Reprodução)Sesau alerta para um possível surto de infecções relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti (Foto: Reprodução)

Em meio à pandemia de Covid-19 - que ao contrário do que muitos acreditam, ainda não acabou - e a uma síndrome gripal ainda não identificada, outro problema de saúde pública está deixando a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) em alerta: um possível surto de infecções relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti.

Dengue, zika vírus e chikungunya: três doenças potencialmente graves, causadas por um pequeno mosquito que se reproduz facilmente graças ao acúmulo de água. O verão, com oscilações entre dias quentes e chuvosos, mais o descarte inadequado de lixo e a negligência em cuidar de potenciais focos, são um prato cheio para a proliferação do inseto e aumento de casos.

Alerta

“Todos os verões temos uma atenção redobrada no combate ao Aedes. E agora não pode ser diferente. Principalmente neste cenário no qual estamos convivendo com a Covid-19 e esta síndrome gripal, que surgiu na última semana. Se tivermos um surto de dengue, zika ou chikungunya, viveremos outro momento de muita tensão na saúde pública e privada, em virtude do aumento abrupto na busca por atendimento médico”, alerta Elias Natan, secretário da Saúde de Camaçari.

Em nota, a Sesau orienta a população a ficar atenta e fazer a sua parte no cuidado para evitar sofrimentos e até mortes desnecessárias. "O combate ao Aedes Aegypti é simples e deve ser feito por todos, a começar dentro dos imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais", ressalta a secretaria.

Veja abaixo como saber se a sua casa está segura contra o Aedes Aegypti:

Verificar se toneis, bombonas, caixas d’água e cisternas estão bem tampadas;

Deixar as lixeiras bem fechadas;

Colocar areia nos pratos de plantas;

Limpar e recolher o lixo de quintais, calhas, lajes e demais áreas expostas a chuva;

Cobrir ou esvaziar piscinas sempre que estiverem sem uso;

Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

Limpar a bandeja externa da geladeira, no caso de modelos antigos;

Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;

Casos especiais

Qualquer recipiente, como uma tampinha de garrafa ou mesmo um pedaço de plástico rasgado, pode acumular água o suficiente para garantir a reprodução do Aedes Aegypti. Por isso, é importante que toda população participe ativamente dos cuidados de prevenção. Assim, além de manter a sua casa livre do mosquito, é importante denunciar possíveis focos, para que a Sesau também faça a parte dela.

Segundo orientação da pasta, em caso de terrenos baldios com possíveis criadouros do Aedes Aegypti, a denúncia pode ser feita através do número (71) 3622-7377 ou no site da Prefeitura de Camaçari (www.camacari.ba.gov.br), na opção Ouvidoria, no menu lateral da página principal.

No caso de imóveis residenciais ou comerciais com possíveis criadouros do mosquito, como tanques descobertos, piscinas sem tratamento, pneus e garrafas a céu aberto, entre outros, as pessoas podem ligar para a Ouvidoria SUS, no número 156 e apresentar a denúncia.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br