Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ficam II (Foto: Divulgação/Sesau)
Medida visa prevenir superlotação de UPAs e agilizar atendimento
Diante da onda de infecção respiratória que está lotando as Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os Pronto Atendimento (PA) de Camaçari, a Secretaria de Saúde do Município (Sesau) voltou a orientar a população sobre a importância de procurar atendimento inicial nas Unidade de Saúde de Família (USF) e Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.
De acordo com a Sesau, essas unidades, popularmente conhecidas como postinhos, estão aptas a atender plenamente todos os casos simples e a encaminhar para as unidades de urgência e emergência, caso seja necessário.
Das 08h às 17h
Segundo orientação da Sesau, todos os postinhos estão atendendo por demanda aberta - ou seja, sem precisar de marcação - durante a semana de segunda à sexta, das 08h às 17h. “Os pacientes sintomáticos e com demanda espontânea para pequenas urgências, ou seja que não têm agendamento, podem se dirigir para as unidades de saúde que eles receberão este atendimento. E se for um quadro mais grave com certeza serão encaminhados para os pronto-atendimentos”, explica o secretário de Saúde, Elias Natan. Segundo ele, o principal objetivo dessa medida é desafogar as unidades de urgência e emergência.
Buscar atendimento no bairro para casos leves também resultará na redução do tempo de espera: o protocolo de triagem das unidades de urgência e emergência organiza o atendimento de acordo com a gravidade do caso e o nível de risco à vida. Isso significa que pessoas com sintomas leves - aquelas que recebem pulseira verde e azul - estarão sempre no fim da fila. No postinho, como não há atendimento de urgências, a tendência é que a maioria esteja no mesmo nível de classificação, o que poderá reduzir drasticamente o tempo de espera.
Influenza?
Sobre a infecção respiratória que vem contagiando várias pessoas nos últimos dias, o secretário revelou qual é a suspeita. “Acreditamos que seja a Influenza. Mas, estamos aguardando do Lacen [Laboratório Central] o resultado dos exames que a Vigilância Epidemiológica enviou. De imediato o que precisamos é manter o uso da máscara e o lavar as mãos sempre com sabão ou álcool gel e evitar aglomerações”, afirma Elias Natan.
Crianças no postinho
Apesar de a Sesau ter anunciado a ampliação da equipe da UPA Pediátrica, o secretário orienta para que os pais sigam o mesmo procedimento de levar primeiro às unidades de saúde da família. “Mesmo com essa ampliação, pedimos que ao surgimento de sintomas gripais os pais levem primeiro os filhos na unidade de saúde do bairro. Lá será feita a primeira avaliação médica. E, se necessário for, a criança será encaminhada para UPA Pediátrica onde terá um atendimento mais específico. Digo isso nos casos de sintomas gripais”, explica o secretário de Saúde.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|