Em vídeo, Natália denuncia descaso da atual gestão com os animais em situação de rua do município e com a saúde pública da população (Foto: Print | Vídeo)
Uma leitora do Camaçari Fatos e Fotos (CFF), Natália Vieira, 31, ativista que tem defendido com unhas e dentes o direito animal na cidade, enviou um link de sua página no Facebook, com um texto e um vídeo onde aparece na ante sala do gabinete do secretário de Saúde, Elias Natan, reclamando de falta de respeito com o grupo; e que não foi ali “para pedir favor, mas para ajudar”, acusando o secretário de ter “saído pela porta lateral” para não atendê-los, mesmo com reunião agendada.
Vieira, que aponta que uma zoonose grave e contagiosa ao humano começa a assolar os animais no município, e tem tentado sem sucesso advertir à prefeitura, à quem acusa de fazer pouco caso da situação, reclama de ter tomado um “chá de espera” e do que seria uma falta de educação, ou demasiada distração, do sub secretário 'doutor Duplat', que teria passado por todos na ante sala e sequer “um bom-dia” deu ao grupo.
Natália Vieira desabafa ainda, dizendo que o setor de Zoonoses da cidade é uma brincadeira, ou um 'faz de conta'; que a promessa de 'uma zoonose dos sonhos', ficou no sonho; e que o setor continua "o velho açougue".
Íntegra do texto:
"Fomos ao gabinete do Secretário da Saúde e Subsecretário. Estava 3 grupos de proteção animal. O que recebemos no primeiro dia foi um chá de espera e não fomos atendidos (estava marcado uma reunião), alegaram uma reunião externa de emergência para negar o atendimento. No segundo dia o Subsecretário da Saúde passou por nós e nem boa tarde nos deu, entrou em seu gabinete e saiu pela porta lateral.
NÃO FOMOS PEDIR FAVOR, IMAGINA SE FÔSSEMOS?! COMO VIMOS VÁRIAS PESSOAS TENDO QUE SE HUMILHAR PARA TER UM ATENDIMENTO.
FOMOS LEVAR DADOS E ESTATÍSTICAS, AJUDAR A GESTÃO QUE ESTÁ COM DADOS E ESTATISTAS VELHAS E ULTRAPASSADAS.
CAMAÇARI NÃO ESTÁ TENDO UM SURDO DE ESPOROTRICOSE, JÁ NÃO É MAIS SURTO. JÁ VIROU EPIDEMIA. VÁRIAS REGIÕES COM CASOS. MAIS DE 500 ANIMAIS INFECTADOS COM A DOENÇA, PELOS MENOS MAIS 5 CASOS DE PESSOAS QUE CONTRARIAM A DOENÇA, ENTRE ELAS, UMA IDOSA E UM BEBÊ DE 2 ANOS.
Quanto ao governo, podemos afirmar que não estão tomando nenhuma medida efetiva. A ZOONOSES não trata e não reconhece essa doença como ZOONOSES mesmo sendo, eles alegam que só cuidam das ZOONOSES nacionais. Mas deveriam abrir uma portaria, um adendo ou qualquer outra coisa já que estamos com essa zoonoses. Quando se quer faz!
O corpo desses animais quando morrem não estão recolhendo alegam que falta carro. Inauguração a zoonoses para que mesmo? Falta tudo! Uma vergonha, aquela zoonoses humanitária ficou apenas no sonho. Continua o velho açougue de sempre. Só pega o animal se tiver com alguma ZOONOSES ficará lá apenas por alguns dias em estágio se observação, depois irão fazer eutanásia, palavra bonitinha para não dizer matar. Queremos uma CCZ que pegue os ANIMAIS e cuidem como há em algumas cidades que NÃO possuem metade da nossa renda.
Estamos cansados de tanto descaso e omissão do poder público. Para piorar, estamos fatigados do descaso com a população e os protetores. Vcs não sabem o que se passa, vcs não andam nos bairros, vcs estão com estatísticas velhas e quando vamos ajudar ainda somos tratados com total descaso. Temos mais o que fazer, temos que trabalhar para pagar nossas contas, para cuidar de nossos animais e os de rua (QUE DEVERIA SER PAPEL DE VCS). Fazemos por amor. Quem é o dever de cuidar deles é do município e não nosso.
O governo diz ser do povo, mas quando o povo tenta ajudar é excluído. Tentamos também por algumas fezes falar com o executivo, mas sem sucesso também. Enquanto isso quem paga são os ANIMAIS e a população por tamanha omissão. Vale ressaltar que o animal não tem culpa a esporotricose é q doença do jardineiro, ela acaba adquirindo assim como nós. Vc pode passar por uma areia contaminada com pé ferido contrair, uma lasca de maneira contaminada entrar em vc, etc. O animal só passa se te morder ou arranhar e estiver contaminado. Pegar nele mesmo ferido não pega.
#compartilhe esse vídeo é uma vergonha o descaso com a população, os animais e os protetores."
Confira o VÍDEO
NOTA
O espaço está aberto...
Natália Vieira, protetora e ativista da causa animal (Foto: Reprodução | Arquivo pessoal)
< Anterior | Próximo > |
---|