Prédio passará por reforma e ampliação (Foto: Angelo Pontes)
A Prefeitura de Camaçari anunciou que o Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) só funciona até esta sexta-feira (04). Mas, retorna daqui a dois meses, como o Serviço de Intermediação Municipal de Mão de Obra (SIMM-Camaçari). As obras que iniciam na próxima segunda-feira (07), devem ser concluídas em 60 dias. Na reforma, a atual estrutura recebe ampliação das instalações físicas, ganhando também uma central de busca de vagas nas empresas locais, pré-seleção de candidatos para que eles tenham suas formações educacional e profissional avaliados, cursos de apoio e técnicos.
No entanto, até lá, quem está buscando emprego vai ter que se deslocar para diferentes pontos da cidade para conseguir atendimento. O cadastro e encaminhamento serão itinerantes, realizados durante o projeto "Prefeitura nos Bairros", que ocorre quinzenalmente. De acordo com a Prefeitura, nas semanas que não houver o programa, "à medida que vagas de emprego forem surgindo, os trabalhadores cadastrados serão comunicados por telefone". Quem tem acesso a internet pode fazer a consulta de vagas no site do Ministério do Trabalho, que lista a relação de empregos oferecidos em todos os municípios brasileiros.
A nova estrutura, e torcemo para que assim seja, prevê que além da busca de vagas, o trabalhador também seja preparado adequadamente para que ele possa disputar as vagas do mercado de trabalho em boas condições. A expectativa é de que sejam abertos cursos de qualificação profissional no local, a partir das demandas das empresas de Camaçari.
O empreendedorismo também deve estar presente no "SIMM-Camaçari". O local também abrigará a Casa do Empreendedor, oferecendo através do Sebrae, qualificação e apoio técnico para quem quer se tornar um microempresário. A expectativa é de que através da iniciativa de revitalizar o centro de intermediação de mão-de-obra, o trabalhador local tenha mais oportunidades e possibilidades de retornar ao mercado de trabalho formal. Tomara.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|