Enfim os bons ventos voltam a soprar sobre o Polo Petroquímico de Camaçari em forma de investimentos. A petroquímica baiana Braskem já deu início a um investimento de R$ 400 milhões na modernização de sua unidade no Polo Industrial de Camaçari, com o objetivo de proporcionar o uso de gás etano como matéria-prima nas operações do complexo. A unidade, que hoje depende integralmente do fornecimento de nafta, passará a utilizar até 15 % de etano a partir do segundo semestre do próximo ano.
As informações são do jornal A Tarde, convidado para a coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (10), em São Paulo. O presidente da companhia, Fernando Musa, informou que para viabilizar o uso da nova matéria-prima, estão sendo realizados investimentos na modernização do terminal de Aratu, no duto de interligação e na unidade industrial. A unidade da Bahia também está em processo de parada geral, que foi iniciada no último dia 3 de novembro, e é realizada sazonalmente para realização de manutenção, com duração de 40 dias.
A modernização da planta inclui a construção de um sistema de descarregamento, aquecimento e transferência de etano; adequação de duto existente para uso de etano; recondicionamento de tanque criogênico e sistemas de liquefação de gases; além de adequações nos sistemas do terminal portuário.
A nova estrutura vai permitir o uso da nova matéria-prima que virá dos EUA, flexibilizando e ampliando a produção. "Estão sendo feitos fortes investimentos para receber o etano dos EUA, para que a planta possa operar com nafta e etano. Assim, proporciona maior competitividade e flexibilidade, e essa diversificação da matéria-prima pode gerar mais resultados", afirmou Musa durante a coletiva.
Gás Etano
O gás etano é utilizado na produção de eteno, principal matéria-prima para a produção do polietileno, PVC e também do EVA. Nos planos da Braskem, o gás etano comercializado pela Enterprise Products sairá do porto de Morgan's Point, em Houston, no Texas, será liquefeito e transportado em navios especiais refrigerado a 90°C negativos até o Terminal de Gases Liquefeitos (Tegal), localizado no Porto de Aratu. Do terminal portuário, o produto seguirá por meio de duto até a Unidade de Petroquímicos Básicos, em Camaçari, onde novamente será transformado em gás para ser utilizado como matéria-prima.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|