A Base Comunitária de Segurança (BCS) de Camaçari realiza dentre suas ações, atividades de prevenção à violência e empoderamento feminino. Entre as ações previstas para o mês de outubro, a Base promoveu na tarde de quarta-feira (05), um encontro com candidatas ao concurso Garota BCS 2016 e acompanhantes para discutir o combate à violência doméstica, identificando como uma das formas mais comuns de agressão contra a mulher.
A palestra intitulada “Violência doméstica X Autonomia Feminina”, foi ministrada por Silier Borges, psicólogo do Centro de Referência Yolanda Pires, da Secretaria da Mulher de Camaçari, e abordou as diferentes formas de assédio enfrentadas pelas mulheres diariamente.
O comandante da BCS Camaçari, Capitão Albert Nogueira acompanhou a atividade e elogiou a iniciativa. “A palestra tem muita importância principalmente na identificação das diversas formas de violências (financeira, política, social, etc) que a mulheres sofrem constantemente”, explica.
A escolha do tema tem como base dados divulgados pela SSP, onde aponta que a Bahia registrou quase 10 mil casos de violência contra a mulher somente no primeiro trimestre de 2016. De janeiro a março, foram contabilizadas ao todo 9.795 ocorrências, entre homicídios, tentativas de homicídios, lesão corporal, estupro e ameaça. Na maioria dos crimes, os acusados eram namorados ou companheiros das vítimas.
Para inibir as ocorrências e prestar atendimento às vítimas, a Bahia conta com 15 delegacias especializadas, sendo duas em Salvador – uma em Brotas e outra em Periperi, fundadas, respectivamente, há 29 e 7 anos. Vítimas de violência também podem procurar apoio nas instituições que formam a Rede de Atenção às Mulheres.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|