Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

(Foto: Marcelo Ferrão)(Foto: Marcelo Ferrão)

Com o sucesso das ações do governo municipal, Camaçari melhorou as notas e superou a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015. Os anos iniciais tiveram a nota 4.7, com meta de 4.2, já os anos finais ficaram com a pontuação 4.1, quando o objetivo era 3.8. Os resultados são os melhores já conquistados pelo Município e foram divulgados na quinta-feira (08/09) pelo Ministério da Educação.

As melhores notas do Município no Ideb aconteceram na gestão do prefeito Ademar Delgado. As deste ano, inclusive, superaram as de 2013, que foram 4.3, nos anos iniciais, e 3.6, nos anos finais.

O aumento do índice é considerado expressivo para o Município e mostra que Camaçari adotou políticas de crescimento. Inclusive, o prefeito Ademar Delgado observou que a educação é uma prioridade do governo e “o dado não pode ser encarado como um número frio, porque por trás têm todas as condições de aprendizagem e as gerais de funcionamento da rede municipal de ensino”.

A nota obtida não é apenas um resultado da Prova Brasil, realizada em 2015. É levado em consideração ainda o fluxo escolar e um questionário sociocultural que avalia dados como o incentivo dos pais a fazer o “dever de casa” e se os professores passam as atividades, se os pais sabem ler e escrever e a estrutura das escolas, portanto, uma reforma também tem impacto nos números.

Dentre as ações desenvolvidas pelo governo municipal para a melhoria das notas estão o acompanhamento pedagógico oferecido às escolas, a formação de professores e coordenadores escolares e a adesão de projetos de leitura e escrita ao longo dos anos. Nos anos iniciais incluem ainda o auxílio de políticas de apoio dos governos federal e estadual, como o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), e nos anos finais o foco no desenvolvimento de estratégias pedagógicas balizadas nas matrizes de referência e o trabalho com os descritores, que são os itens avaliados pela prova.

De acordo com o secretário de Educação, Juipurema Sandes, as ações desenvolvidas pela Seduc neste ano para que o índice continue a crescer são investimentos no coordenador pedagógico como gestor educacional, no auxílio pedagógico, tanto para os professores como para os educandos de turmas de regularização de fluxo, o combate às questões de reprovações injustificadas e abandono da criança da rede e o acompanhamento da frequência escolar.

No Município, as escolas com as maiores notas foram as escolas municipais José Marques Teixeira, nos anos iniciais com nota 5.8, e a Edvaldo Machado Boaventura, nos anos finais com média 5.1.

Atualmente, Camaçari possui 99 escolas municipais e cerca de 40 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Os índices foram divulgados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e as notas são da última edição da Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br