Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Prefeito Ademar Delgado participa de solenidade no Tiro de Guerra (Foto: Agnaldo Silva)Prefeito Ademar Delgado participa de solenidade no Tiro de Guerra (Foto: Agnaldo Silva)

O prefeito Ademar Delgado participou na manhã desta terça-feira (10/05) da solenidade de formatura militar de recepção ao comandante da 6ª Região Militar, o general de divisão Artur Costa Moura, em visita de Inspeção Anual de Instruções dos Atiradores e das Instalações da Junta do Tiro de Guerra de Camaçari. Esta é a terceira vez, em 100 anos, que o Município recebe a visita de um general do exército.

O procedimento tem o intuito de estreitar a relação com os subordinados, verificar a operacionalidade e o padrão de disciplina das tropas, assim como, o nível de instrução aplicado aos atiradores e o rendimento obtido. O ato faz parte da rotina do exército e acontece a cada troca de comando.

Durante a inspeção, o prefeito Ademar Delgado destacou que é sempre uma honra participar de tais cerimônias, e que as mesmas ajudam a fortalecer os vínculos entre o Exército Brasileiro e a administração municipal. “O acordo de cooperação entre os poderes é de extrema importância para a formação dos jovens do Município”, ressaltou o gestor.

A última vez que o prefeito Ademar Delgado participou de um evento no Tiro de Guerra foi em 16 de abril, quando participou da solenidade de formatura de incorporação alusiva à matrícula da 19ª turma do Tiro de Guerra e ao Dia Do Exército, comemorado em 19 de abril. Na oportunidade, os 44 atiradores que fazem parte da turma, foram apresentados ao gestor, que é diretor de Ensino do Tiro de Guerra de Camaçari e presidente da Junta do Serviço Militar.

De acordo com o comandante da 6ª Região Militar, o general de divisão Artur Costa Moura, mais do que um procedimento de rotina, a visita a Camaçari é uma forma de promover uma interação direta com a população.

À frente do comando do Tiro de Guerra há quatro meses, o sargento Altair Mendes falou sobre o acordo de cooperação firmado entre a administração municipal e o Exército Brasileiro, o que para ele traz muitos benefícios à população. Além do acordo firmado com a Prefeitura, o Tiro de Guerra tem o apoio da Polícia Militar.

A solenidade aconteceu na sede do Tiro de Guerra, localizado na avenida Tupinambás (antiga Radial C), número 21.

GENERAL

O general Artur Costa Moura começou a carreira militar em 1978, como aspirante a oficial. Ele foi promovido a general em novembro de 2013 e, no início de 2014, assumiu o comando da 6ª Região Militar, na Mouraria. Passou por unidades do Exército no Distrito Federal e no Amazonas, além de ter participado em 2014 da operação que garantiu a segurança da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

Com sede em Salvador, a 6ª Região Militar é responsável por comandar outros 18 Tiros de Guerra, 22 delegacias de serviço militar e 16 organizações militares da Bahia e de Sergipe.

UNIDADE MILITAR

O Tiro de Guerra de Camaçari está instalado em Camaçari desde 1998. O órgão é responsável pela formação de jovens reservistas de segunda categoria, ou seja, que recebem instruções básicas militares ao mesmo tempo em que prestam serviço militar obrigatório por lei.

Anexo ao Tiro de Guerra funciona a Junta do Serviço Militar, órgão independente, responsável pela emissão da dispensa de incorporação e pelo certificado de reservista. O órgão recebe cerca de 3 mil jovens por ano. Destes, 300 são aproveitados para o Grupo de Desbravadores, outros 150 realizam trabalho como Bombeiros Voluntários e 50 são encaminhados ao Tiro de Guerra para receber orientações militar e cívico-sociais.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na solenidade os secretários do Desenvolvimento Social, Hélios Santos, da Educação, Juipurema Sandes, do Esporte e Lazer, Manuel da Costa, da Cidadania e Inclusão, Fernando Maia, o Ouvidor Municipal, Mizael Mattos, o coordenador de Eventos de Camaçari, Fábio Matos, e o vereador Neilton da Silva (PSB). Ainda estiveram presentes a capitã do 10º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), Patrícia Torreão, o comandante da Companhia Independente de Polícia Especial / Polo Industrial (Cipe-PI), o  major Orlando Rodrigues, e o comandante do 12º BPM de Camaçari,  tenente-coronel Carlos Henrique Ferreira Melo.


Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br