Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Limpec e Coopermonte discutem projetoLimpec e Coopermonte discutem projeto

Cerca de 55% do lixo produzido no país é composto por resíduos orgânicos. Mas, esse material não precisa ser descartado nos lixões ou encher os aterros sanitários das cidades. Existe uma solução ecologicamente correta onde esses restos podem ser reciclados e reutilizados: a compostagem.  A compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos": é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo.

Essa técnica deverá ser incorporada no município pela Cooperativa Agropecuária e Industrial de Coqueiro de Monte Gordo (Coopermonte), em parceria com a empresa de limpeza pública de Camaçari, a Limpec. Na última quarta-feira (13), o diretor-presidente da Limpec e o diretor-comercial, Luiz Macedo e Ajax Tavares, visitaram a sede da Coopermonte, para discutir a parceria e verificar a estrutura disponível para realização do processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

A proposta da Coopermonte é de que a Limpec destine todos os resíduos de podas feitas na orla para cooperativa, onde ocorrerá a compostagem. “Viemos até o local para analisar a capacidade da área em receber o resíduo e assim estudarmos viabilidade da parceria”, explica Luiz Macedo.

A cooperativa de pequenos agricultores, situada na zona rural de Camaçari, surgiu há 10 anos da mobilização dos moradores de Coqueiro de Monte Gordo e conta com a participação de 46 cooperados. A produção da cooperativa gira em torno de produtos de goma, do cultivo de hortifrutigranjeiros, como aipim, abacate, banana da prata, além de ovos e galinhas de quintal.

Em 2015, a Coopermonte ganhou o prêmio Boas Práticas de Economia Solidária, iniciativa do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prêmio é em reconhecimento pela geração de renda e sustentabilidade para pequenos agricultores.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br