Acordo, firmado com a APLB Sindicato, prevê um aumento de 6,27% a partir de maio (Foto: Divulgação)
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (12), um reajuste salarial para os professores da Educação Básica da rede estadual, com pagamento retroativo a janeiro. O acordo, firmado com a APLB Sindicato, prevê um aumento de 6,27% a partir de maio, elevando o vencimento básico inicial para R$ 4.965,24 - valor 2% acima do piso nacional da categoria.
O coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, ressaltou que o reajuste é resultado de amplo debate com a categoria. "Foram 18 assembleias regionais antes do alinhamento com o governo. Hoje é um dia de celebração para professores e coordenadores, figuras centrais no processo educacional", declarou.
O pagamento das diferenças acumuladas será feito em duas etapas: os valores referentes a janeiro e fevereiro serão pagos em maio, enquanto os de março e abril serão quitados em junho. O reajuste também se estende a coordenadores pedagógicos, professores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e docentes indígenas.
Além do aumento, o governo confirmou a certificação para professores e coordenadores pedagógicos como parte da promoção na carreira do magistério. Os profissionais que se inscreverem no curso de aperfeiçoamento em setembro receberão 50% do valor da promoção imediatamente, com o restante sendo pago na efetivação do benefício, em junho de 2025.
Para 2026, o acordo garante a aplicação do Piso Nacional da Educação no valor que for definido para aquele ano, a partir de fevereiro. Outra novidade é a conversão da licença-prêmio em valores financeiros, medida que passa a beneficiar não apenas professores em regência de classe, mas também, pela primeira vez, coordenadores pedagógicos.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou que os investimentos na valorização dos profissionais são essenciais para a qualidade do ensino. "Não tenho dúvidas de que investir na infraestrutura das escolas, nas condições de trabalho e na valorização dos educadores é investir na formação dos nossos estudantes", afirmou.
(Foto: Divulgação)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|