Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

 André Valadão e a esposa, Cassi Valadão (Crédito: Reprodução - Instagram) André Valadão e a esposa, Cassi Valadão (Crédito: Reprodução - Instagram)

O pastor André Valadão tornou-se alvo de críticas nas redes sociais após a Igreja Batista da Lagoinha, em Orlando, nos Estados Unidos, fazer uma festa, na terça-feira (31/10), quando é comemorado Halloween na América do Norte.

 

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é marcado por festas nas quais as pessoas se reúnem fantasiadas de monstros, personagens de terror ou apenas inusitados. A comemoração também ocorreu no mundo infantil, quando crianças fantasiadas saem pela rua pedindo doces de porta em porta.

No caso da festa de André Valadão, a festa foi intitulada Happy Pumpkin (Abóbora Feliz) e tinha como intuito, segundo a publicação no Instagram da igreja, celebrar a vida.

“Enquanto o mundo mergulha nas sombras do Halloween, aqui na nossa igreja escolhemos celebrar a vida, refletindo a alegria que o nosso Deus nos proporciona”, dizia um trecho da publicação da Igreja Batista da Lagoinha.

Em outra postagem, a legenda dizia: “Nossa festa é uma celebração da vida, uma expressão de amor e felicidade que brilha mais intensamente do que qualquer vela de abóbora”.

A abóbora é um símbolo das comemorações de Halloween, normalmente utilizada com um desenho macabro.

Nos comentários, a igreja de André Valadão recebeu diversos comentários negativos. Uma internauta escreveu: “Acho engraçado que o André Valadão só faz o que convém a ele, aí, o que ele faz é certo”.

“André Valadão e o Halloween gospel”, declarou outra usuária.

Os comentários das publicações sobre o Halloween Igreja da Lagoinha foram restritos.

DO SITE 'DEFESA DA FÉ':

O cristão deve deixar seu filho celebrar o Halloween?

Origem da Festa de Halloween

No dia 31 de outubro de cada ano, os celtas comemoravam o fim do verão e o início de um novo ciclo anual com o festival de Samhain. Para eles, este dia era cheio de superstições, incluindo a crença de que os mortos ficavam vagando em busca de corpos humanos para incorporar.

A igreja católica, por volta do Séc. V, associou-se a esta tradição pagã e adotou o dia 1 de novembro como o dia de todos os santos. Por isso, o dia anterior a esse passou a ser comemorado como o da véspera do dia de todos os santos, que em inglês é “All Hallows Eve”, de onde se originou o nome “Halloween”.

Interessante que esta tradição católico-pagã influenciou um costume que as pessoas passaram a ter no dia posterior ao de todos os santos, ou seja, no dia 2 de novembro. Esse costume era o de irem de casa em casa pedindo doces (bolos, etc.) para poder rezar pelos mortos daquela casa que estariam no que eles acreditavam ser o limbo (ou purgatório). Eles criam que suas rezas influenciariam o futuro daqueles mortos, no sentido de eles irem para o Céu ou para o Inferno.

Com o tempo, esta tradição de pedir doces foi ligada ao Halloween, razão por que em muitas culturas as crianças vão de porta em porta pedindo guloseimas em troca da abstenção de fazerem traquinagens. Conforme sabemos, a tradição foi se estabelecendo, e hoje em dia muitos pais no Halloween vestem essas crianças com fantasias que trazem temas como bruxas, fantasmas, zumbis, diabos e outras coisas mais do gênero.

O que a Bíblia tem a dizer sobre o Halloween?

Embora a Bíblia não fale especificamente sobre esta festa, ela tem muito a dizer sobre os elementos em que o Halloween está envolvido.

No Antigo Testamento, está mais do que clara a proibição do povo de Deus em se envolver com tudo o que seja bruxaria, ocultismo, e congêneres. Vejamos:

"Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês." (Deuteronômio 18:10-12)

Se quiser ainda mais referências do Antigo Testamento, veja Levíticos 19:31, 20:6, 20:27 e Êxodo 22:18.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br