A Anistia Internacional divulgou, nesta quarta-feira (27), nota pública criticando o governo da Bahia pelo número de mortes registradas no estado em confrontos com policiais.
Levantamento da organização aponta 86 mortes em operações policiais no período de dois meses, o que significa quase duas mortes por dia. Somente em setembro, foram 52 mortes registradas.
A organização, que atua na defesa dos direitos humanos, pede a responsabilização dos envolvidos nas esferas federal e estadual.
“A Anistia Internacional Brasil exige a ação contundente das autoridades em âmbito estadual e federal, para responsabilização de todos os envolvidos nas ações que levaram a essas mortes, incluindo cadeias de comando. Para isso devem ser instauradas investigações céleres, imparciais e efetivas, os agentes que tiveram participação direta devem ser afastados e as armas utilizadas acauteladas”, diz a nota.
O estado da Bahia vive uma onda de violência, com registros de tiroteios quase diários. Nesta quarta-feira (27), por exemplo, dois homens foram mortos em uma ação da polícia em Lauro de Freitas. De acordo com a Polícia Civil, a dupla tinha armas, munições e granadas e atiraram contra os agentes.
No dia 15 de setembro, um policial federal foi morto em uma operação contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos. Antes, em agosto, a líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete, de 72 anos, havia sido assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.
Para a Anistia Internacional, o combate às drogas e ao crime organizado “não podem ser usados como justificativas para graves violações de direitos humanos por parte do Estado”.
Na segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues reuniu-se com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, para solicitar reforços.
Dino garantiu a ampliação de recursos para compra de equipamentos e tecnologias, com o objetivo de fortalecer as operações conjuntas. Equipes da pasta estarão até esta quinta-feira (28) em Salvador para visitas técnicas.
VEJA TAMBÉM
Criminoso é preso tentando assaltar loja 14 dias após sair de presídio na Bahia
Camaçari - Professor de boxe é baleado no rosto durante assalto a ônibus
MG - Criminosos armados obrigam passageiros de ônibus a ficarem pelados em assalto
Mortes de motoristas por aplicativos em roubos mais que triplicam em um ano na BA
Fóruns anônimos propagam conteúdos que incitam violência contra a Mulher
Brutal - Família de corretora morta alega que principal suspeito fez sexo com cadáver da vítima
Bahia - Menina de 11 anos faz aborto legal após ser estuprada pelo padrasto
Ex-BBB Felipe Prior é condenado a seis anos de prisão por estupro
Vídeo - Professor é assaltado durante aula online de faculdade em São Paulo
"Ex-pastor" é condenado a 146 anos por queimar filho e enteado vivos
Mulher é baleada durante tentativa de assalto a loja de departamentos em Dias D’Ávila
Criança de 6 anos é estuprada por colega em escola de Candeias
Suspeito de estuprar criança em 2017 é preso em Vila de Abrantes
Feminicídios aumentaram quase 11% no Brasil nos últimos quatro anos
Justiça nega liberdade a anestesista acusado de estuprar paciente
Anestesista que dopou e estuprou parturientes também tirou delas direito de ver filhos nascerem
O que explica os milhares de seguidores novos que anestesista ganhou após estupro
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|