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Início das obras estava previsto para 2021, mas a construção ainda não foi iniciada. Governo do estado e empresa responsável pela construção da ponte ainda discutem aspectos técnicos e financeiros. Foto: GOVBA - DivulgaçãoInício das obras estava previsto para 2021, mas a construção ainda não foi iniciada. Governo do estado e empresa responsável pela construção da ponte ainda discutem aspectos técnicos e financeiros. Foto: GOVBA - Divulgação

O Conselho de Administração do CAF, banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, aprovou uma linha de crédito de US$ 150 milhões para garantir a construção da ponte Salvador-Itaparica. Nesta segunda-feira (18), o governo baiano informou que está em fase de negociação com a instituição.

Ainda não há detalhes sobre a transação, nem em que fase contratual está a operação financeira. O projeto da ponte Salvador-Itaparica estabelece que a construção terá12,4 km de extensão. O início das obras estava previsto para 2021, mas a construção ainda não foi iniciada. A pandemia e questões de reequilíbrio foram apontadas como causas da demora no avanço do projeto.

Em agosto deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues falou a necessidade de readequações financeiras e disse que o valor atual da obra chega perto de R$ 13 bilhões, seis bilhões a mais do que o previsto inicialmente.

No final de julho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu em Brasília com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir sobre a ponte.

No período, nenhuma novidade sobre o assunto foi divulgada. Durante viagem à China no mês de abril, Jerônimo teve reunião com o presidente da China Communications Construction Company (CCCC), empresa responsável pela construção da ponte, para discutir aspectos técnicos e financeiros.

A ponte foi promessa de governo do atual ministro da Casa Civil Rui Costa, ex-governador da Bahia, que não foi cumprida. Nas eleições de 2022, ela também passou a ser promessa de Jerônimo Rodrigues, atual gestor do estado.

Ponte

Em maio de 2021, responsáveis pela construção da ponte chegaram a se reunir com governo da Bahia para discutir início da construção, mas desde então não houve obra física. Em fevereiro, o governo da Bahia publicou um decreto, no Diário Oficial do Estado, que delimita como áreas de utilidade pública um trecho que será utilizado para construção de uma estrutura ligada à obra da ponte.

Foram apontadas 14 áreas que serão desapropriadas em um área total de 63.524,26 m², que fica em Salvador.

De acordo com a assessoria da CCCC SOUTH AMERICA, a ponte Salvador-Itaparica poderá ser considerada a maior sobre lâmina d’água da América Latina, já que a Ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km, mas contabiliza a parte por terra.

O leilão para a construção e administração da ponte ocorreu em dezembro de 2019. Na ocasião, um consórcio com três empresas chinesas venceu a disputa. Ele é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.

O contrato entre o consórcio e o governo do estado para a construção da ponte foi assinado em novembro de 2020. De acordo com o governo, a concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos.

O governo informou que a estimativa é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.

O equipamento está incluso no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.

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