Evento aconteceu nesta quarta-feira, 28, na sede da Desenbahia
O governador eleito pela Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quarta-feira, 28, um novo grupo de secretários. O evento aconteceu na sede da Desenbahia, em Salvador.
A primeira secretária anunciada pelo petista foi Patrícia Pataxó. Ela será responsável pela Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas. "A primeira coisa que a gente vai fazer é correr para que nenhum indígena passe fome", afirma o governador eleito.
Em seguida, Jerônimo Rodrigues confirmou o nome da deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD) para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ela volta ao cargo após ter assumido a pasta em 2017, na gestão do governador Rui Costa (PT).
Em pronunciamento, a futura secretária afirmou que está com a "alma e o coração cheia de gratidão" pela confirmação do cargo. "Minha gratidão especial ao nosso governador Jerônimo Rodrigues e a todos que eu sei que torceram para eu ser indicada. Pasta que passei muito rápido, mas que pude sentir o quanto podemos fazer lá", destaca.
Na sequência dos anúncios, Jerônimo Rodrigues apresentou Bruno Monteiro para a Secretaria de Cultura. Assessor do senador Jaques Wagner (PT), o jornalista e produtor foi membro da equipe de cultura na transição do governo Lula.
"Queria começar agradecendo a confiança nessa missão tão importante que me é confiada. Eu assumo essa tarefa como a missão mais importante da minha vida. Podem ter certeza que não vão me faltar disposição, força, trabalho, muito diálogo", diz o futuro secretário.
O quarto nome anunciado pelo governador eleito foi o do economista Davidson Magalhães (PCdoB). Ele será responsável pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O político também ocupou o cargo na gestão de Rui Costa.
"Uma responsabilidade muito grande. Quando eu assumi a secretaria no governo do nosso governador Rui Costa, acabou o Ministério do Trabalho e o Ministério do Esporte. Foi um período difícil. Nós conseguimos na Bahia nesse período ter o maior investimento da história. Quero dizer que o desafio é grande, porque a Bahia precisa modificar sua matriz econômica", projeta Davidson Magalhães.
Jerônimo Rodrigues confirmou Angelo Almeida (PSB) para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico. O político destacou o crescimento da Bahia e prometeu comprometimento com o estado.
"A Bahia não parou de crescer e vai continuar crescendo. Agora temos uma oportunidade ímpar, com o retorno de Lula à presidência. Deste companheiro, o senhor terá além da lealdade absoluta, não tenha nenhuma dúvida, o trabalho constante, o trabalho com fidelidade ao povo da Bahia. A Bahia vem sendo preparada para chegar neste momento", afirma.
Atual secretário de Comunicação, André Curvello está mantido no cargo. O governador eleito Jerônimo Rodrigues confirmou a indicação para a (Secom) nesta quarta-feira, 28. Curvello não estava presente no evento.
Para a Secretaria de Políticas para as Mulheres, foi anunciado por Jerônimo Rodrigues o nome de Elisângela Araújo (PT). A política é integrante do Partido dos Trabalhadores desde 2012 e foi candidata a deputada federal pela Bahia em 2018.
"Estou feliz, emocionada, quero agradecer de coração a minha família por dar o apoio. Essa missão que eu recebo agora para secretária das políticas públicas para as mulheres, para mim é muito orgulho enfrentar mais um desafio. Eu encaro cada uma das missões que recebo com muita responsabilidade, com muita dedicação", diz em pronunciamento.
Confira os nomes anunciados nesta quarta-feira:
Comunicação (Secom) – André Curvello (cota pessoal)
Desenvolvimento Econômico (SDE) – Angelo Almeida (PSB)
Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Jusmari Oliveira (PSD)
Política para as Mulheres (SPM) – Elisângela dos Santos Araújo (PT)
Cultura (Secult) – Bruno Monteiro (assessor do senador Jaques Wagner)
Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – Davidson Magalhães (PCdoB)
Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas – Patrícia Pataxó
Confira os nomes anunciados na semana passada:
Casa Civil: Afonso Florence
Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Luiz Caetano
Saúde (Sesab): Roberta Santana
Educação (SEC): Adélia Pinheiro
Justiça e Direitos Humanos (SJDH): Felipe Freitas
Assistência e Desenvolvimento Social (Seades): Fabya Reis
Infraestrutura (Seinfra): Sérgio Brito
Fazenda (Sefaz): Manoel Vitório
Agricultura (Seagri): Tum
Turismo (Setur): Maurício Bacelar
Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi): ngela Guimarães
Meio Ambiente (Sema): Eduardo Sodré Martins
Desenvolvimento Rural (SDR): Osni Cardoso
Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): Larissa Gomes Moraes
Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): José Antônio Maia Gonçalves
Veja também:
1ª mulher a assumir PGE, Bárbara Camardelli celebra representatividade
Confira quem são os titulares do governo Jerônimo
Jerônimo anuncia mais cinco nomes para secretarias de governo
Governo Jerônimo: saiba o que muda nas secretarias
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|