Será assinada nesta sexta-feira (16) a liberação dos recursos para a implantação do primeiro trecho do BRT, que vai ligar a Estação da Lapa à região do Iguatemi. O BRT faz parte do projeto dos Corredores de Transporte Coletivo Integrado de Salvador, comandado pela Casa Civil da Prefeitura.
Os recursos para esse primeiro trecho (ligando as regiões do Parque da Cidade ao Iguatemi) somam R$ 408 milhões em dois contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF). Esse trecho terá três viadutos, dois elevados e três estações. De acordo com a prefeitua, o BRT vai beneficiar 31 mil pessoas por hora.
O foco inicial da primeira etapa será em dois complexos de viadutos que serão construídos na Avenida ACM: o primeiro na altura do Parque da Cidade e o outro em frente ao Hiperposto, no final da Avenida Paulo VI.
Os veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h.
A liberação do recurso será assinada pelo prefeito ACM Neto com representantes da CEF, em solenidade no Palácio Thomé de Souza. Além do prefeito, o evento terá a presença de representantes do governo federal, a exemplo do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, entre outras autoridades.
O projeto, no valor global de R$ 820 milhões, foi fracionado por sugestão da prefeitura para viabilizar a liberação dos recursos junto ao governo federal. A próxima etapa, após assinatura dos contratos para o realização do trecho um, é a publicação do edital para a licitação das obras, prevista para o final de outubro.
A gestão do projeto, desenvolvido pela Escritório Prado Valladares, está a cargo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A parte das obras será conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).
Sistema e integração - O BRT (Bus Rapid Transit), como é mundialmente conhecido, é um sistema já utilizado em grandes cidades do Brasil e do mundo, como Curitiba, Rio de Janeiro, Cidade do México, Los Angeles, Istambul e Bogotá.
O projeto para Salvador será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi, onde haverá a ligação com o sistema metroviário.
As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-as para uso do sistema BRT. Nos demais trechos serão implantados novas vias exclusivas para o sistema BRT.
Deslocamento mais rápido - O trajeto da Lapa ao Iguatemi, de 8,7 km, consome, ao menos, uma hora do dia, entre idas e vindas, retornos e, claro, engarrafamento. Mas, no futuro, esse percurso será feito em apenas 16 minutos, com direito ainda a ônibus articulados e climatizados.
O sistema permitirá ao passageiro se deslocar na rede de transporte público para outros pontos da cidade por meio de oito estações de transbordo: Dique, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Lucaia, ACM, Hiperposto e Iguatemi.
O corredor será constituído de faixa exclusiva para ônibus e para carros, ciclovias e complexos de viadutos que vão eliminar retornos e semáforos, o que facilitará o fluxo de veículos.
O passageiro poderá optar ainda por dois tipos de viagem: a expressa, que seguirá pelo canteiro central das avenidas Vasco da Gama, Lucaia, Juracy Magalhães e ACM, ou então pela linha semiexpressa, em que o ônibus articulado seguirá por uma via exclusiva e fará paradas em nove estações no trecho.
Com o sistema operando, vai ser possível retirar de circulação cerca de cem ônibus que fazem o trecho Lapa-LIP, e também serão liberadas mais faixas para o transporte particular, desafogando o trânsito.
De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade, 70% da população passa pelo menos duas vezes por dia na região do Iguatemi e da Lapa. Outro dado da pasta se refere ao percentual da população que usa o transporte público: hoje, cerca de 1,3 milhão de pessoas, ou 60% da população, são transportadas por ônibus em Salvador.
< Anterior | Próximo > |
---|