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Bahia

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“De Olho no Preço”. Esta é a campanha que pretende permitir que os consumidores levem produtos de graça, caso os preços da gôndola e do caixa estejam diferentes. Segundo indicação apresentada no Legislativo baiano, a medida já foi adotada em mais de 300 supermercados do Rio de Janeiro, além de cidades de Minas Gerais e da Amazonas.

“O ponto de partida desta importante iniciativa é o Código de Defesa do Consumidor, o que evidencia um amadurecimento da cidadania e o pleno entendimento de que o consumidor deve se tornar o protagonista dos seus direitos”, justificou o deputado Pastor Sargento Isidório (Pros), autor da medida.

Segundo ele, a Defensoria Pública do Estado deveria adotar esta campanha. Nas cidades onde a ação já é praticada, os órgãos do sistema municipal e estadual de defesa do consumidor e das associações de supermercados, ao lado da Defensoria Pública, se uniram e produziram um termo de compromisso segundo o qual os consumidores podem levar produtos de graça se os preços estiverem em desacordo. 

“Quando o consumidor fica mais atento, ele se torna um fiscal. O fato concreto é que não há Procon desta Nação que possua efetivo suficiente para estar em todos os supermercados conferindo preços o tempo todo, apesar dos avanços tecnológicos”, disse.

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