'Hospital das despedidas' está localizado no bairro Mont Serrat, local onde antes funcionava o Hospital Couto Maia (Foto: Reprodução)
A vida é feita de encontros e despedidas. E o último adeus, pode ser ainda mais doloroso para pacientes terminais em estado paliativo. Mas a dor e desesperança estão dando lugar a vivência pacífica dessa despedida necessária na vida de todos. Há seis meses, Salvador recebeu o primeiro e único hospital dedicado aos cuidados paliativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conhecido como "hospital das despedidas", a unidade está localizado no bairro Mont Serrat, no local onde antes funcionava o Hospital Couto Maia – especializado em doenças infectocontagiosas. Nesse período, já foram 700 pacientes atendidos.
No local, os pacientes recebem cuidados paliativos, com foco na melhora da qualidade de vida e dos sintomas de doenças graves ou que não têm cura. A abordagem, que também é centrada no cuidado dos familiares, não acelera nem abrevia o processo de morte do paciente, mas busca reduzir o sofrimento físico, psicológico e espiritual durante esse processo.
Construída a partir de uma parceria entre os governos da Bahia e Federal, a unidade integra os investimentos da Política Nacional de Cuidados Paliativos, implementada pelo Ministério da Saúde em 2024. A estrutura oferece 70 leitos clínicos de enfermaria, sendo 7 pediátricas e 63 para adultos. Destes, 57 seguem ocupados. O acompanhamento profissional conta com 344 colaboradores e 86 médicos, o que permite o atendimento de mais de 2 mil paciente por mês, em diversas especialidades.
De frente para o mar, com uma vista que acalma e conforta os últimos dias de vida, o local oferecer um olhar humanizado e acolhedor para pacientes e suas famílias. Na unidade, não existe sala de reanimação ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é um ambiente de aceitação e celebração do agora.
Veja algumas das emocionantes histórias que passam pelos corredores do “hospital das despedidas”, na reportagem da BBC News Brasil. Confira no vídeo, aperte o play!
Clique aqui e siga-nos no Facebook
Próximo > |
---|