Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Joelma Gomes tem 53 anos e trabalha desde a adolescência. Ela cria peças de crochê, que expõem nas feirinhas de economia solidária. Moradora de Arembepe, ela é uma das quase 30 expositoras da Feira da Economia Solidária realizada pela Prefeitura de Camaçari no sábado e domingo (08 e 09), na Praça dos Coqueiros, em Arembepe, como parte das ações pelo Dia Internacional da Mulher.
“Posso garantir que meus clientes, a maioria, eu conquisto participando dessas feiras. Às vezes a pessoa não compra na hora, mas faz encomendas. As feirinhas geram novos clientes, passamos contatos por cartãozinhos, e, de fato, eles funcionam. Aqui é a nossa vitrine”, relatou Joelma.
Assim como ela, dezenas de outras mulheres são beneficiadas pela ação, como relata a assistente social e coordenadora de articulação Centro Público de Economia Solidária da Bahia (Cesol), Rosa Maria: “A predominância é das mulheres. São as mulheres da vida real, como costumo falar. Essa realidade é desde que essa feira é realizada, inclusive, tenho que ponderar que é um evento que já pode ser considerado histórico dentro de Camaçari. Esse ano, estamos com mais força, a Secretaria da Mulher percebeu a importância e abraçou esse projeto”, comemorou.
Empreendedorismo e cultura
Jaciara de Santana, de 47 anos, é uma das outras beneficiadas pelo projeto. Liderança na Comunidade Quilombola de Cordoaria, ela reforça a importancia do apoio institucional para a subsistência das famílias e preservação da cultura local.
“Nós da Cordoaria, por exemplo, atuamos como um grupo de mulheres que lutam dia a dia para manter as gerações, o nosso legado que vem passando de mães para filhas, nessa luta de resistência, de trabalhar com os produtos da terra”, contou.“Nos cadastramos no Cesol [em 2019] e desde então, sempre que tem as feiras a gente participa. Vejo como uma forma de divulgar o nosso produto, alcançando pessoas que ainda não conhecem nosso serviço”, ratificou ela.
Reestruturação da rede de atenção
Para a titular da Secretaria da Mulher (Semu), Branca Patrícia, a ação reafirma o compromisso da gestão em criar, pensar e promover ações de valorização e respeito às mulheres, enfatizando o talento, o dinamismo e o protagonismo feminino nas distintas esferas sociais.
“Hoje é um dia especial, de conscientização, de luta e de comemoração de avanços. Estamos aqui, em uma feira de economia solidária, movimentando o empreendedorismo feminino, a cultura, e, também comemorando esse novo momento de reestruturação da Secretaria da Mulher em Camaçari, pensando em qualificação, em intermediação de mão de obra, reestruturando a rede de atenção à mulher vítima de violência, ou seja, é Camaçari pensando em atingir todas as mulheres do município na emancipação, no respeito, no cuidado, com a visão do nosso empreendedor”, avaliou a secretária, no primeiro dia do evento.
Programação
A feira, que nesta edição foi batizada de "Arembepe tem nome de mulher", conta com uma programação extensa que, além da venda de produtos locais, inclui artesanato, gastronomia, shows musicais e manifestações artísticas e culturais, a exemplo das rodas de capoeira.
A feira é realizada pela Prefeitura de Camaçari com o apoio da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba) e bem como o Centro Público de Economia Solidária da Bahia (Cesol). Participaram do primeiro dia da feira o prefeito Luiz Caetano e as vereadoras Salles e Neidinha, além do secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes.
Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Rosa Maria Bonfim. Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Jaciara Santana. Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Joelma Gomes. Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
Foto: Juliano Sarraf/Asscom PMC
VEJA TAMBÉM
CAMAÇARI MULHER: Ivoneide destaca importância da independência financeira feminina e pede investimentos na zona rural
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|