Fabricante chinesa irá construir veículos eletrificados no complexo, que terá capacidade para até 300 mil unidades e vai gerar mais de 5 mil empregos
A BYD oficializou nesta terça-feira (4) a compra de uma fábrica de automóveis em Camaçari (BA). A cerimônia de anúncio, que foi realizada na capital baiana, contou com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e executivos do alto escalão da montadora chinesa. A Ford ainda não se manifestou sobre o complexo em questão se tratar do que foi fechado no início de 2021.
O contrato prevê investimento de R$ 3 bilhões para a construção de três unidades dentro do complexo que serão responsáveis por produzir automóveis, caminhões e ônibus e processar células de lítio e ferro fosfato.
Como será a instalação?
Na primeira fase, a capacidade da produção está estimada em 150 mil unidades ao ano, podendo chegar a 300 mil unidades que poderão ser exportadas para outros países da América Latina e até para a Europa. As três fábricas devem gerar mais de 5 mil empregos e serão inauguradas de forma simultânea no segundo semestre de 2024.
E a Ford?
Entramos em contato com a Ford questionando o silêncio em relação à venda da fábrica em Camaçari. Até o momento, a fabricante não retornou. Durante a cerimônia, o governador da Bahia declarou que "inicialmente, a BYD está tratando com a Ford para fazer uma possível negociação. Nós estaremos acompanhando, mas estamos dispostos a fazer o que for possível e preciso para que a gente ajude a resolver essa transação".
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|