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Nem Datafolha, nem Genial/Quaest, BTG/FSB, Ipespe, e nem o mais novo “instituto de pesquisa” denominado por populares de “data-toalha”, desde que um simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL) se aproximou de um vendedor ambulante que expunha toalhas, teoricamente infonadas, com a imagem de Bolsonaro, e ouviu do vendedor, depois de lhe perguntar ironicamente porque não havia ali expostas também toalhas “do ex-presidiário”, se referindo pejorativamente ao ex-presidente Lula, que “as do presidente Lula já venderam todas”, o “instituto de pesquisa” da vez é o “data-panela”.

Atento à reação da população pelo Brasil, prós e contra, frente as entrevistas dessa semana ao Jornal Nacional, da Rede Globo, dos dois candidatos que polarizam a campanha desse ano, o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, o Camaçari Fatos e Fotos (CFF), para descontrair, batiza um novo “instituto de pesquisa eleitoral”, como Instituto de Pesquisa Popular Data-panela (IPPD), ou simplesmente Data-panela, e traz para conclusão de seus leitores lulistas e bolsonaristas, a medição da rejeição à um e outro candidato.

Tendo em conta que a medição do grau de rejeição a cada candidato deve ser feita, sem paixão, a partir da potência do som produzido por cada panelaço, o CFF faz saber que a modalidade de protesto, no entanto, não é tão nova no país. Em 24 de abril de 1984, em repúdio à Ditadura Militar, por meio de um panelaço, homens e mulheres das principais cidades brasileiras protestaram pelo Diretas Já, evento que marcou a história da política nacional. Valendo lembrar.

Vídeo do panelaço em rejeição à Lula

Vídeo do panelaço em rejeição à Bolsonaro.

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