Vereador Jorge Curvelo (União Brasil) - Foto: Reprodução
O vereador Jorge Curvelo (União Brasil), que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições municipais, publicou nesta quarta-feira (4) um vídeo em suas redes sociais no qual afirma que “falhas na contagem de votos” teriam sido detectadas no pleito. No entanto, o vereador, que claramente lê o texto do que afirma, e fala sem nenhuma segurança no que diz, não apresenta nenhuma evidência concreta para embasar suas alegações, que seguem sendo apenas conjecturas.
No vídeo, Curvelo declara que uma ação judicial está sendo protocolada para solicitar uma recontagem de votos. Ele afirma que tal medida poderia alterar a composição da Câmara Municipal, inclusive garantindo o seu retorno ao Legislativo, assim como o do suplente Téo Ribeiro (PT). Contudo, em momento algum o parlamentar oferece detalhes sobre quais seriam as supostas “falhas” ou qualquer dado objetivo que justifique a acusação. Muito menos explica porque só o resultado da Câmara poderia ser alterado.
Discurso genérico e sem fundamentação
O tom genérico das declarações de Curvelo sugere que as afirmações carecem de base factual. Não há qualquer menção a irregularidades concretas, documentos comprobatórios ou auditorias independentes que sustentem a alegação de erros no processo eleitoral. Ainda assim, o vereador utiliza a situação para promover polêmicas e alimentar expectativas junto ao público.
Ao longo do vídeo, Curvelo recorre a falácias, como a repetição de expressões como “confiança na Justiça” e “falhas detectadas”, sem nunca explicar quem teria detectado as falhas ou em quais condições elas teriam ocorrido. Ele também insiste em que o movimento judicial seria para “fortalecer o partido”, desviando a atenção do fato de que não há qualquer indício concreto de fraude ou erro no processo eleitoral.
Nas eleições de 2024, o processo de apuração foi conduzido de forma transparente, com acompanhamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem registro de irregularidades no município de Camaçari. Até o momento, nenhuma ação judicial com provas concretas foi protocolada em relação ao pleito.
A responsabilidade com a verdade
Ao optar por lançar acusações vagas e sem sustentação, Jorge Curvelo não apenas compromete sua credibilidade, mas também contribui para a disseminação de desinformação em um tema sensível como o processo eleitoral. Alegações infundadas minam a confiança da população na democracia e desviam o foco das verdadeiras demandas do município, por exemplo o fechamento de postos de saúde, a falta de medicação e insumos para garantir a sobrevivência de crianças e idosos e a falta de salva-vidas nas praias.
VEJA TAMBÉM
Robinson Almeida denuncia Elinaldo ao MP por demissão de salva-vidas em Camaçari
Nova redução do efetivo de guarda-vidas aumenta risco à banhistas nas praias de Camaçari
FIM DE ANO: Prefeitura decreta recesso e fala em "redução de custos"
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|