Carlos Lupi (Foto: Ascom/Divulgação)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde de sexta-feira (2), o pedido de demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante audiência no Palácio do Planalto. Com a saída de Lupi, o presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, para ocupar o cargo de ministro.
Wolney já tem familiaridade com o cargo e era considerado o número dois do ministério desde o início do atual governo. Em sua trajetória política, consta cinco mandados como deputado federal pelo PDT de Pernambuco.
A troca de titularidade do Ministério da Previdência acontece uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação, onde apuram um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Até o momento, as investigação apontam que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos. Antes da demissão de Lupi, o caso já havia resultado na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.
Em suas redes sociais, Carlos Lupi informou o pedido de demissão, falou sobre o desejo de que as apurações identifiquem os culpados e agradeceu aos servidores do INSS e do Ministério da Previdência.
"Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula. Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador", escreveu Lupi.
Veja postagem AQUI
(Imagem: Reprodução/Rede Social)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|