Prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (Foto: Divulgação)
O prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano, se manifestou nesta segunda-feira (23) sobre o resgate de 163 trabalhadores chineses em condições análogas à escravidão na obra da fábrica da Build Your Dreams (BYD). Durante entrevista exclusiva ao diretor do Camaçari FatoseFotos (CFF), Antonio Franco Nogueira, ele reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas e cobrou ações imediatas da empresa para resolver a situação.
“A posição é muito clara. Estou sempre do lado dos trabalhadores. Os direitos dos trabalhadores são invioláveis. Não importa qual seja a empresa, nós não vamos aceitar nada que prejudique os trabalhadores ou qualquer pessoa”, enfatizou Caetano.
O prefeito eleito reconheceu a nota oficial emitida pela BYD, que anunciou o cancelamento do contrato com a construtora Jinjiang Group, responsável pelas contratações irregulares, e assegurou que a situação será resolvida. No entanto, Caetano destacou a urgência de ações concretas: “Eles têm que fazer isso imediatamente. Quero realmente que, na prática, essa ação resolva o problema. Como eu disse antes, os direitos dos trabalhadores são invioláveis.”
Desenvolvimento com responsabilidade social
Ao ser questionado sobre os recentes casos de trabalho análogo à escravidão e a vulnerabilidade social que leva muitas pessoas a aceitarem essas condições, Caetano fez uma reflexão sobre o papel do poder público e do setor privado no desenvolvimento de Camaçari.
“Obviamente, queremos que a BYD se instale aqui, gere emprego, renda e melhore a vida do povo. Foi para isso que lutamos e estamos lutando, para trazer e consolidar a BYD e o Parque Industrial. Mas o avanço da tecnologia tem que andar de mãos dadas com a melhoria das condições de vida da sociedade. É uma via de mão dupla”, afirmou.
Caetano reforçou que qualquer projeto de desenvolvimento precisa ter um impacto positivo na vida das pessoas. “Só há desenvolvimento se houver melhoria da qualidade de vida do povo. Não há desenvolvimento sem isso. Meu governo será pautado por essa visão: avanços tecnológicos e científicos precisam caminhar junto com avanços na educação, na saúde e na área social. É a qualidade de vida que deve ser o foco central.”
A promessa de um governo sustentável
Caetano também destacou que seu governo terá como prioridade a sustentabilidade e o bem-estar da população. “Nosso governo será construído para trazer avanços tecnológicos, mas também para garantir o avanço da vida do povo, com melhorias na educação, saúde e nas condições sociais.”
A declaração do prefeito eleito reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a promoção de condições dignas de trabalho, especialmente em uma cidade que abriga grandes empreendimentos industriais, como a BYD.
A audiência entre os órgãos fiscalizadores, a BYD e a construtora Jinjiang Group está marcada para esse 26 de dezembro, quando serão apresentadas as medidas adotadas para corrigir as irregularidades e assegurar os direitos dos trabalhadores.
VEJA TAMBÉM:
Caetano adia anúncio do secretariado para focar na reestruturação da gestão
BYD rompe contrato com terceirizada acusada de irregularidades
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|